IKEA e HAY lançam colecção assente em beleza e simplicidade

Por a 23 de Outubro de 2017

Rolf e Mette Hay
©danielstjerne

A IKEA tem uma nova colecção, desenhada em parceria com o estúdio de design dinamarquês, HAY. Da colecção fazem parte sofás, mesas e pequenos acessórios, bem como uma nova versão do icónico saco azul da empresa sueca.

YPPERLING é o nome da colecção que combina materiais, cores e técnicas de produção e que resulta em artigos essenciais adaptados às necessidades e desejos modernos. “Uma colecção contemporânea mas intemporal”, reforça a IKEA.

“Na IKEA, temos curiosidade em relação ao mundo. Acreditamos na importância de trabalhar com outros porque, em conjunto, podemos alcançar muito mais, oferecendo produtos e soluções para a maioria das pessoas”, refere  Marcus Engman, Head of Design em IKEA of Sweden.

Mette e Rolf Hay são a dupla (marido e mulher) por detrás da empresa de design HAY, fundada em Copenhaga, Dinamarca, em 2002 e que se inspira na arquitetura, na moda e na arte, criando produtos com um design simples, funcional e estético.

“Desde o início que fomos bastante claros: queríamos que esta colaboração fosse à IKEA, o que significa produtos honestos e essenciais a um preço acessível, que podem ser usados durante muito tempo”, comenta Mette Hay.

Embora a IKEA e a HAY trabalhem na mesma indústria, esta colaboração, sublinha a IKEA, “nunca
foi sobre dois concorrentes a competir”. Tratou-se de “impulsionar a criatividade e a experiência mediante uma forte parceria”. Enquanto a IKEA tem um conhecimento profundo da produção, a HAY é apaixonada pelo design e YPPERLIG é o resultado desta combinação – “uma colecção acessível, repleta de produtos essenciais, produtos do
dia a dia criados para serem usados e estimados, ano após ano. Uma coleção com um elevado valor de design, que inclui o melhor de dois mundos, mostrando assim a verdadeira força da colaboração”, diz a IKEA.

“Trabalhámos muito, mas nunca foi um sacrifício, sendo que uma das justificações para tal é a orientação para a produção quer da HAY quer da IKEA. Sim, somos designers mas também temos uma verdadeira paixão pelo processo de criação das coisas. A outros designers que desejem trabalhar com a IKEA, posso apenas dizer: sem dúvida que ajuda compreender a produção industrial. São tantas as decisões que são feitas na própria fábrica”, diz Rolf Hay.

“O que aprendemos com esta colaboração podemos aplicar na nossa própria empresa: a simplicidade na cadeia de fornecimento da IKEA e como tornar algo complexo em algo mais simples e, por conseguinte, melhor e mais acessível. Também aprendemos muito sobre como criar as melhores ferramentas e soluções robustas e a lidar com os desafios das embalagens planas”, conclui Rolf Hay.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *