Vantagens das “Pontes de aço” em debate no IST

Por a 23 de Outubro de 2017

No próximo dia 25 de Outubro, o Instituto Superior Técnico recebe o encontro Steel Talk. No foco do evento estão temas como: os grandes projectos de pontes, desafios e soluções da construção em aço, projecto e manutenção, e novos paradoxos no projecto de pontes metálicas. O encontro visa ainda promover a discussão das potencialidades do uso do aço na edificação e manutenção de pontes.

A conferência organizada pela CMM – Associação Portuguesa da Construção Metálica e Mista, no âmbito do projecto Portugal Steel, vai contar com 4 oradores: “Why Steel Bridges? Discussions of some national and international examples”, Professor Adão da Fonseca; “Concepção de pontes metálicas e Mistas”, Engenheiro Victor Barata (Lcw Consult, S.A.), Perspectivas de desenvolvimento de Pontes Metálicas e Mistas. A suspensão dos Tabuleiros, Professor António Reis (GRID International) e “Ponte pedonal do MAAT – Fabrico e Montagem”, Engenheiro Tiago Abecasis (Tal Projeto, Lda.)

De acordo com o Professor Luís Simões da Silva, Presidente da CMM – Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista, “as obras de arte na construção metálica, nomeadamente, as pontes, são um desafio futuro que devemos continuar a analisar e discutir. São desafios da construção metálica para fazer frente às mudanças de paradigma, quer na elaboração de projectos, quer no tipo de materiais utilizados e soluções inovadoras”.

Recorde-se que, as Steel Talks são um conjunto de conferências promovidas no âmbito do projecto Portugal Steel, marca registada da CMM – Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista, e que são direccionadas para os todos os intervenientes e profissionais do sector, numa visão alargada do mesmo.

A CMM – Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista, fundada em 1997, é uma associação sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é a promoção e difusão técnica na área da construção metálica, assumindo a divulgação de conhecimento científico e tecnológico entre os diferentes stakeholders da indústria metálica, sendo que reúne em si todos aqueles que se interessam pela construção metálica e mista: Projectistas, Engenheiros e Arquitectos, Directores de obra, Construtores, Fabricantes, Consultores e instituições de Investigação e Ensino nesta área.

A conferência realiza-se no Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar do Instituto Superior Técnico de Lisboa, pelas 14.30 e vai juntar alguns dos principais players nacionais deste sector.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *