Estúdio AMATAM reconhecido pelo Conselho Alemão do Design

Por a 25 de Outubro de 2017

A notícia chegou de surpresa e “abalou-nos, positivamente”, contam ao CONSTRUIR João Escaleira Amaral e Manuela Tamborino. O Estúdio AMATAM, que lideram desde 2011, tinha sido distinguido pelo Conselho Alemão do Design como vencedor do prémio German Design Award 2018 com o seu projecto para o ginásio Krush-It em Braga, na categoria de Arquitectura de Interiores.

“Este reconhecimento abalou-nos de verdade, não só pela distinção e pelo mérito que representa – uma vez que este prémio tem como objectivo descobrir, apresentar e homenagear design trends  e apenas são convidados a participar os candidatos que se destacam pela elevada qualidade e criatividade dos projectos desenvolvidos –, mas essencialmente porque este projecto está envolto de uma carga emocional muito forte. Podemos dizer que nos saiu li-te-ral-men-te do pêlo! Entre angústias, prazos irreais, um orçamento limitadíssimo e dificuldades familiares, esta equipa encarou sempre este projecto como se fosse o único, tinha de ser o melhor para ser ‘Krush-It’”.

Recorde-se que, o KRUSHit “representa uma aposta em algo único e exclusivo no panorama do Fitness em Portugal. E um novo conceito de negócio, necessitava de um espaço à altura do desafio!”, comentam. A marca pretendia implementar uma metodologia de treino inovadora em Portugal, cuja primeira unidade está instalada no Centro Comercial Nova Arcada em Braga, e para o efeito, João Escaleira Amaral e Manuela Tamborino, quiserem desenvolver uma imagem que “rasgasse os padrões habituais no universo dos ginásios em Portugal, com uma mística e um ambiente urbano viciante”, explicam ao CONSTRUIR.

O resultado, que lhes valeu a distinção, é uma imagem interior que “transpira um ar underground, e selecto. Uma mistura entre materiais toscos e superfícies imperfeitas, em contraste com apontamentos de luxo e brilho. O ambiente escuro, com uma iluminação cuidada transporta-nos para um imaginário onde o alter-ego de cada um de nós se pode libertar e revelar o seu lado mais guerreiro”, sublinham.

Contudo, pese embora a importância do prémio e do reconhecimento, João e Manuela confessam que, “na verdade não é para isto, para estes prémios que trabalhamos diariamente. A paixão e dedicação diárias desta equipa são para conseguirmos fazer sempre melhor, surpreender quem nos desafia e superarmo-nos diariamente, mas não podemos deixar de dizer que sim, estamos muito felizes!”.

A cerimónia de entrega de prémios irá decorrer em Frankfurt no contexto da feira Ambiente, no próximo ano, em data a anunciar. “Será uma honra poder ir a Frankfurt receber este prémio entre tantos profissionais talentosos e projectos incríveis. Mas amanhã continuamos a trabalhar, a nossa dedicação será a mesma, apenas mais reforçada, sejam desafios grandes ou pequenos, serão sempre projectos únicos”, sublinham.

Recorde-se que, o German Design Award, criado em 2012, é o principal prémio internacional atribuído pelo Conselho Alemão do Design e tem como objectivo descobrir, apresentar e homenagear soluções de design únicas.  Os projectos são avaliados nas áreas de Design de Produto, Design Universal e Design Comunicação por um júri constituído por 45 especialistas que distinguem os que mais se evidenciam no panorama internacional, num total de mais de 5000 selecionados.
Segundo a organização, esta é uma das mais prestigiadas competições de design em todo o mundo e altamente conceituada, não só entre profissionais da área, mas também noutros círculos.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *