Scania aposta em força na Construção
A empresa considera ter chegado o momento de lançar produtos e serviços centrados concretamente nos veículos destinados à construção. A posição que a Scania conquistou no mercado é o ponto de partida para a introdução de veículos para o sector da construção, na nova geração de camiões
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A intenção é clara e os mecanismos para atingir esse fim mostram que a aposta é forte: a Scania quer mostrar que é, também, uma opção a ter em consideração pelos profissionais do Sector da Construção.
Aproximadamente um ano após a apresentação da nova geração de camiões de longo curso, a fabricante sueca promove agora a sua mais recente aposta, desta feita voltada para as especificidades da Construção. Durante dois dias, a imprensa europeia especializada pôde comprovar, na sede da empresa, em Södertälje (Suécia), o potencial dos novos Scania XT, gama que, segundo o director da Scania para os produtos da construção, atesta que a empresa tem “os produtos adequados, os serviços adequados e a competência adequada, condições com as quais pretendemos atingir na construção o patamar em que estamos em outras gamas”. “A gama Scania XT é a oferta perfeita para fazer face aos duros desafios da Construção e a resposta aos clientes, eles que procuram soluções fiáveis e que cumpram em qualquer circunstância”, diz Anders Lampinen.
Robustez e fiabilidade
Com a introdução da série Scania XT, que está equipada com cabinas P, G e R na versão de dia, robustas suspensões de molas ou pneumáticas e características como double-drive bogies, os transportadores do sector da construção têm agora acesso a todas as configurações aguardadas, para poderem fazer face aos vários desafios com que se deparam diariamente na sua actividade. Lampinen garante que esta gama “tem sido bem recebida e obviamente os clientes da construção há muito que anseiam por novas cabinas-dia, mais opções de motores e as típicas configurações 6X4 ou 8X4 de que necessitam”. “O interesse também é reforçado pelo facto de, na Scania, darmos tão claramente prioridade a uma estreita parceria com os nossos clientes, colocando sempre em primeiro lugar a sua capacidade para obter uma rentabilidade sustentável”, acrescenta. O pára-choques tem um ângulo de ataque de cerca de 25 graus, dependendo da configuração do tipo de pneus e chassis. Combinado com uma placa de protecção e uma grelha de protecção dos faróis, a versão XT tem uma dianteira particularmente robusta e resistente, que lida facilmente com qualquer impacto ou colisão relativamente violenta com objectos, sem danos para a estrutura subjacente. No centro existe uma cavilha de reboque, facilmente acessível, com capacidade de tracção para 40 toneladas, o que constitui uma mais-valia se o veículo tiver de rebocar algo ou se necessitar de assistência quando estiver carregado. Considerando que os veículos para o sector da construção em diferentes aplicações são inicialmente os candidatos XT mais óbvios, os sistemas modulares da Scania oferecem também um grande potencial para personalizar uma solução em diálogo com a Scania.
“Na Scania, deixamos os clientes definir o que consideram um desafio difícil e quais as funções que acham que precisam”, diz Lampinen. “Como resultado, os veículos do tipo XT podem realizar várias tarefas distintas. É provável que muitos transportadores florestais sejam atraídos para este modelo, mas um veículo municipal típico 4×2, com uma plataforma e um gancho, pode também ser a opção escolhida pelo comprador na versão XT. O argumento é: cabe ao cliente e não a nós na Scania fazer essa escolha”.
A liberdade de escolha não termina, obviamente, nas opções da cabina e nas configurações dos eixos. A gama de motores também é extremamente abrangente, e um Scania XT pode orgulhar-se de todas as novas gerações com motores V8 ou motores de 9 litros, que a Scania introduziu recentemente com os motores de 13 litros, eficazes em termos de economia de combustível que a Scania lançou no ano passado com três níveis de potência diferentes (e que teve mais uma novidade no início do Verão com uma versão de 370 cavalos de potência, com árvore de cames Miller e SCR para o pós-tratamento dos gases de escape). Anders Jensen, gestor para a área da otimização de energia, classificou os pontos de carga e descarga dos veículos como um grande desafio em termos de poupança de energia. As condições do terreno e o estilo de condução têm um papel primordial na energia gasta, bem como a travagem, onde se perde muita energia. Além de uma nova gama de motores, mais eficientes, a Scania tem vindo também a apostar em cursos de condução específicos para determinados ambientes de construção, de modo a que os condutores possam tirar o máximo partido do veículo da forma mais eficiente possível.
Com estas iniciativas, foi possível alcançar uma redução do consumo de 4 por cento, embora este resultado tenha sido obtido em testes de laboratório, dado que a diversidade de condições existente no terreno ainda não permitiu controlar todas as variáveis para chegar a este resultado.
XT em Portugal
Roberto San Felipe, director comercial de camiões da Scania Ibérica, assegura ao CONSTRUIR que este lançamento “não representa unicamente a apresentação de um novo produto mas, essencialmente, o lançamento de uma nova geração de camiões e serviços totalmente novos”. Os novos Scania XT serão reconhecidos, diz, “como a ferramenta de trabalho necessária para as operações mais duras e complicadas”. Sobre o papel que estes novos XT poderão representar no mercado português, San Felipe sublinha que “o mercado português tem perspectivas de continuar a crescer nos próximos anos, embora em níveis relativamente baixos”. Ainda assim, acrescenta, “há a necessidade de haver renovação de frotas pois o parque de camiões na área da construção está, regra geral, envelhecido”. O director comercial de camiões da Scania para Portugal e Espanha acredita que “a nova gama XT representa um conjunto de novidades para o sector, integralmente focada e desenvolvida a pensar nas necessidades dos nossos clientes e em como estes podem aumentar a rentabilidade dos seus negócios”. “São veículos robustos, desenhados para que o conforto da condução e a manobrabilidade superem qualquer expectativa dos nossos clientes”, acrescenta.
*O CONSTRUIR viajou a convite da empresa