10 M€ para “descarbonização” das cidades

Por a 27 de Outubro de 2017

O Governo vai promover um investimento a rondar os dez milhões de euros para a segunda fase da iniciativa de descarbonização de cidades médias.
Em declarações à agência Lusa, o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, referiu que esta fase vai seleccionar entre seis a dez projectos que começarão «a instalar no próximo ano os seus laboratórios vivos para a descarbonização».
«Queremos que os municípios se associem a empresas e centros de conhecimento, como universidades ou centro tecnológicos, no sentido de desenhar soluções que resultem na redução de emissões de gases com efeito de estufa», disse José Mendes.
O Secretário de Estado vai apresentar o projecto dos Laboratórios Vivos para a Descarbonização durante um fórum em Melilha (Espanha) a 28 de Outubro.
A primeira fase da iniciativa consistiu na selecção de 12 municípios que «têm até Dezembro um primeiro financiamento para desenvolver os seus planos de implementação, no total de cerca de um milhão de euros».
Depois, haverá uma segunda selecção, de seis a dez municípios, «dependendo da qualidade dos projectos», na qual haverá um orçamento de mais quatro milhões de euros.
O concurso foi aberto para todos os municípios com populações entre 40 mil e 200 mil habitantes, tendo em conta que os mais pequenos não têm problemas na área da descarbonização e os de maiores dimensões têm um programa próprio.
Os projectos seleccionados na primeira fase estão orientados para a mobilidade suave, ciclovias, bicicletas eléctricas, veículos eléctricos e sistemas de carregamento de viaturas eléctricas, sistemas de apoio ao estacionamento e centralização da logística urbana para reduzir emissões.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *