ISCTE recebe 1º Seminário Internacional “Arquitecturas da Alma”

Por a 27 de Outubro de 2017

O  ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, recebe no próximo dia 16 de Novembro, o  1º Seminário Internacional Arquitecturas da Alma, que “pretende promover o estudo e a discussão científicos em torno da arquitectura associada a práticas espirituais centradas na procura do ermo e na vivência da solidão”.

Sobre o seminário, o Instituto refere que “privilegiar-se-á tanto uma abordagem multidisciplinar, no cruzamento entre os diversos saberes e olhares – entre a história, a arquitectura, a arquitectura paisagista, o estudo do património cultural, a história da arte, entre outros –, como uma perspectiva comparatista, a partir de estudos similares conduzidos em outras geografias do sul mediterrânico”.

O ISCTE explica ainda que, “a procura do ermo como espaço e possibilidade de uma mais radical vivência religiosa acompanha e marca o desenvolvimento da cultura ocidental, nas múltiplas possibilidades que desde cedo encerrou, desde a reclusão voluntária ou a vida eremítica ao enquadramento da vida solitária em formas mais comunitárias. A procura da solidão e o eremitismo permaneceram e marcaram os principais momentos de crise e renovação do mundo ocidental ao longo de toda a Idade Média e mesmo nos alvores da Modernidade. Este fenómeno também deixou uma quantidade considerável de testemunhos em Portugal, desde os eremitas dos séculos XI e XII estudados por José Mattoso ao movimento eremítico em torno da comunidade de São Paulo da Serra de Ossa, já em finais do século XIV, ou as emparedadas ou reclusas e, mais tarde, as beatas ou beguinas que florescem no interior ou nas imediações das cidades. Todos eles influenciaram e acompanharam tanto o desenvolvimento da cidade como da paisagem periurbana, com uma particular importância na transformação de áreas territorialmente mais isoladas ou periféricas”.

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *