Aberto concurso para representar Portugal na Bienal de Arquitectura de Veneza em 2018

Por a 13 de Novembro de 2017

Yvonne Farrell e Shelley McNamara (Grafton Architects) Fotografia: Grafton Architects

O projecto que vai representar Portugal na 16ª Exposição Internacional de Arquitectura – La Biennale di Venezia 2018, em Itália, vai ser escolhido através de um concurso, limitado a sete equipas convidadas.

As equipas convidadas pela DGArtes para concorrer a este programa, são compostas por: Ana Jara e Lucinda Correia; André Tavares e Marta Labastida; João Belo Rodeia e Ricardo Carvalho; João Mendes Ribeiro, Désirée Pedro e Carlos Antunes (Atelier do Corvo); Jorge Figueira e Carlos Machado e Moura; Maria Manuel Oliveira e Álvaro Domingues; e Nuno Brandão Costa e Sérgio Mah.

Recorde-se que, até à data, a DGArtes convidada curadores, que por sua vez, convidavam profissionais das áreas da arquitectura e das artes plásticas para representarem Portugal na Bienal de Veneza.

O concurso visa obter uma proposta que se enquadre no tema proposto pelas comissárias-gerais da próxima Bienal de Arquitectura de Veneza – Yvonne Farrell e Shelley McNamara (Grafton Architects), sob o tema “Freespace”.

A comissão de apreciação das propostas será composta por Nuno Moura, da DGArtes (presidente do júri), Helena Paula Pires, directora adjunta da direcção de Atendimento Digital da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, José Manuel Pedreirinho, presidente do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, Inês Lobo, curadora da representação oficial portuguesa na 13.ª Exposição Internacional de Arquitectura – La Biennale di Venezia, Nuno Grande e Roberto Cremascoli, curadores da representação oficial portuguesa na 15.ª Exposição Internacional de Arquitectura – La Biennale di Venezia), e Sofia Baptista, da produção e comunicação nas exposições de artes plásticas e arquitectura de representação na Bienal de Veneza.

O aviso da abertura do concurso, realizado no âmbito do programa de apoio a projectos da Direcção-Geral das Artes (DGArtes), é publicado no Diário da República n.º 213/2017, Série II, com o número 13249/2017.

Segundo o mesmo, para este concurso, a DGArtes vai atribuir, um montante global de 199.000 euros, repartido por dois anos: em 2017, 99.500 euros, e em 2018, 99.500 mil euros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *