Bosch nas obras de recuperação do Terraço dos Embaixadores do Palácio de Queluz

Por a 5 de Dezembro de 2017

A Bosch Ferramentas Eléctricas Profissionais marcou presença nas obras do Terraço da Sala dos Embaixadores no Palácio Nacional de Queluz, onde foram testadas ferramentas inovadoras, numa parceria estabelecida com a Parques de Sintra – Monte da Lua, entidade responsável pela gestão do Palácio de Queluz. O Palácio Nacional de Queluz, mandado construir em 1747 pelo futuro D. Pedro III, consorte de D. Maria I, foi inicialmente concebido como residência de Verão, tornando-se espaço privilegiado de lazer e entretenimento da Família Real, que o habitou em permanência de 1794 até à partida para o Brasil, em 1807, na sequência das invasões francesas. O Palácio, classificado como Monumento Nacional desde 1910 e integrado na Rede de Residências Reais Europeias desde 2013, tem sido alvo de diversas obras de recuperação, requalificação, revitalização e conservação, implementadas pela Parques de Sintra.

Impermeabilização
Uma das obras ainda em curso prende-se com o projecto de impermeabilização do Terraço da Sala dos Embaixadores, cuja empreitada se encontra a cargo da empresa Signinum, Gestão do Património Cultural, empresa portuguesa especialista na salvaguarda e valorização do património cultural. O Terraço da Sala dos Embaixadores localiza-se na ala noroeste do Palácio correspondendo em termos formais a uma cobertura ajardinada sobre o corredor associado ao antigo palácio dos Marqueses de Castelo Rodrigo. Neste corredor surge um conjunto de patologias, entre as quais se destaca o gotejamento intensivo, devido à falta de impermeabilização dos terraços sobre a sua vertical e a consequente passagem das águas até às zonas mais baixas. Face a isto, foi desenvolvido o projecto de impermeabilização do Terraço, que se concilia com a beneficiação das infra-estruturas hidráulicas aí existentes. Ao longo do período de pesquisa, que contemplou uma escavação arqueológica em larga escala, foi detectada uma infra-estrutura hidráulica singular, totalmente enterrada, e em funcionamento, cuja construção se julga ser anterior à construção do Palácio Nacional de Queluz. Com esta campanha expuseram-se outras estruturas, nomeadamente uma escadaria em pedra basáltica, paramentos e vãos, igualmente anteriores à construção do Palácio Nacional de Queluz. O presente projeto contempla a manutenção do espaço enquanto jardim.

Levantamento exacto
A obra, de forma a impermeabilizar toda a base do terraço, contempla uma fase de levantamento preciso de algumas estruturas existentes no terraço, como por exemplo a fonte central e alguns degraus em pedra de acesso às portas da sala dos embaixadores. O desmonte cuidado destes elementos permite a execução de uma impermeabilização contínua, e nessa medida eficiente, garantindo-se a restituição dos elementos à sua posição original. Foi precisamente nesta fase da obra que a Bosch ajudou ao desenvolvimento dos trabalhos, através da disponibilização das suas mais recentes e inovadoras ferramentas, que foram usadas pela equipa técnica da empresa Signinum, responsável pela execução desta empreitada. As ferramentas profissionais utilizadas nesta fase da obra foram: Martelo perfurador sem fio GBH 18V-26 Professional; Rebarbadora sem fio GWS 18V-125 C Professional; Multiferramenta sem fio GOP 18V-28 Professional; e o Aspirador universal sem fio GAS 18V-10 L Professional. Todas as ferramentas, sem fio, funcionaram com as novas baterias de alto rendimento Bosch ProCore 18V 7.0Ah. As ferramentas Bosch utilizadas foram avaliadas previamente pela Parques de Sintra, assegurando a sua adequação ao trabalho a executar. No processo de levantamento integral da fonte central do terraço, uma das preocupações foi a salvaguarda dos azulejos existentes e o desmonte cuidado da alvenaria de pedra da envolvente à fonte. A par com o trabalho manual dos técnicos da Signinum, foi utilizado o Martelo perfurador sem fio GBH 18V-26 Professional na remoção da argamassa da alvenaria, extraindo-se a pedra. Este martelo perfurador carateriza-se pelo Motor EC sem escovas, com um elevado grau de eficácia e isento de manutenção. Adicionalmente, assegura algo imprescindível para a equipa Signinum, um maior controlo e precisão graças aos inovadores sistemas electrónicos da Bosch. O Electronic Precision Control (EPC) garante uma maior precisão, ao regular a potência e permitir uma perfuração de forma precisa e controlada. Dispõe de um amortecimento eficaz das vibrações, com punho lateral e principal desacoplado.

Autonomia da bateria
André Tereso, Técnico de Conservação e Restauro da Signinum, participou nas operações nesta obra e trabalhou, juntamente com outros profissionais, com todas as ferramentas eléctricas da Bosch. “A ferramenta foi uma boa ajuda, sobretudo pela precisão que se consegue alcançar e pelo facto de ser portátil. Um martelo prático, leve, confortável e com vibrações reduzidas. A autonomia da bateria também nos deixa descansados na continuidade do trabalho.”, sublinha. Ainda na fonte, nos trabalhos da chacota de azulejo, foi utilizada a Rebarbadora sem fio GWS 18V-125 C Professional, que dispõe de uma potência equivalente à rebarbadora com fio de 1000 W, graças ao motor EC sem escovas e à tecnologia de bateria ProCore 18V. “Esta rebarbadora da Bosch, além de ser prática por ser sem fio, apresenta um painel de controlo onde podemos facilmente seleccionar a rotação e velocidade de trabalho, algo essencial para obras em património onde temos de gerir muito bem a força da ferramenta face aos materiais. O punho de anti vibração também nos ajuda na precisão”, afirma André Tereso.
Na fonte, em aplicações altamente precisas junto aos azulejos, foi ainda utilizada a Multiferramenta sem fio GOP 18V-28 Professional, uma ferramenta StarlockPlus que apresenta um novo encaixe de acessórios, bem como um desempenho melhor, uma progressão de trabalho mais rápida e resultados mais precisos. Esta ferramenta foi particularmente usada para a remoção de argamassa nos azulejos e, na opinião deste utilizador “é uma verdadeira multiferramenta, que não podia ser mais adequada para o nosso trabalho de restauro e construção em património. Adapta-se a todas as nossas necessidades e surpreende pelo facto de uma só ferramenta ter tanta utilidade”. “Neste trabalho de remoção de argamassa nos azulejos também trabalhamos com o aspirador universal da Bosch, com um formato muito pequeno, muito prático, mas eficaz na capacidade de aspiração. É muito leve e transporta-se com muita facilidade”, sublinha igualmente. Este Aspirador universal sem fio GAS 18V-10 L Professional da Bosch, além da elevada potência, 18 V, tem uma grande autonomia de funcionamento com um formato muito compacto, podendo estar a funcionar continuamente durante praticamente 28 minutos com uma carga de bateria e garantia da mesma capacidade de aspiração. O elevado e prolongado poder de aspiração deve-se ao fluxo de ar de rotação cuidadosamente filtrado. É o único aspirador sem fio no mercado de ferramentas eléctricas que possui este fluxo de ar de rotação.

Nova geração de 18V
Todas as ferramentas usadas fazem parte da nova geração de 18 V da Bosch integrada no sistema “Flexible Power System”, sendo as baterias compatíveis com todas as ferramentas dentro da mesma voltagem. “Este sistema é extraordinário, pois a mesma bateria serve para todas as ferramentas que usamos na obra. Se, por exemplo, uma ficar sem bateria, podemos facilmente trocar por outra que esteja colocada numa ferramenta que não está a ser usada naquele momento”, sublinha o profissional da Signinum. Nesta obra foram usadas as novas baterias de alto rendimento, Bosch ProCore 18V 7.0Ah, com 87% mais de potência do que a bateria de 18V com 6,0 Ah e cerca de 30% mais pequena do que as baterias de alto rendimento equiparáveis. As obras de impermeabilização do Terraço da Sala dos Embaixadores estarão concluídas em breve e vão permitir abrir aos visitantes do Palácio de Queluz o acesso a esta área até então restrita por motivos de necessidades de requalificação e conservação.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *