Light+Building acolhe Prémios KNX 2018

Por a 6 de Dezembro de 2017

A Light + Building, maior feira internacional de iluminação e gestão inteligente de edifícios, que decorre em Frankfurt no próximo mês de Março, vai ser palco da entrega dos Prémios KNX 2018, iniciativa promovida pela Associação Internacional KNX e que, de dois em dois anos, reconhece os melhores Projectos e Soluções.
O Prémio internacional KNX honra os Projectos mais prestigiados a nível mundial em controlo e automação de edifícios, e que evidenciem aspectos de inovação e evolução tecnológica. As candidaturas de todo o mundo são bem-vindas e está a decorrer o prazo para a apresentação de candidaturas, com a data limite de 24 de Novembro de 2017.
A iniciativa distingue projectos nas áreas “Internacional”, “Publicidade”, “Eficiência Energética”, “Jovem” e “Especial”, sendo que o júri atribui um valor de 1.000 Euros por categoria. Os vencedores de cada categoria receberão ainda o tão desejado troféu KNX num palco internacional com visibilidade global. O Júri é composto por especialistas do mundo KNX e da Associação KNX Internacional. Se necessário, a Associação KNX e o Júri, poderão solicitar informação adicional aos participantes para avaliação dos projectos.

Competição
Na avaliação dos Projectos a submeter aos Prémios KNX 2018, destacam-se a capacidade e a habilidade nas soluções propostas em cada Projecto e o seu impacto em termos de Inovação. Para a Associação KNX é, pois, muito mais importante a inovação oferecida pelo Projecto do que propriamente o volume ou a dimensão do Projecto em concreto. Valoriza-se a multiplicidade da aplicação, a flexibilidade e expansibilidade da solução, o nível de automatização e a complexidade da instalação. Também a facilidade de utilização e a aceitação pelo utilizador, bem como os argumentos oferecidos ao Cliente são ponderados na avaliação dos Projectos submetidos a concurso, e ainda a implementação de produtos de diferentes fabricantes, destacando a tecnologia aberta e multi-fabricante da KNX.

Calendário
O prazo limite para envio de toda a informação para concurso é dia 24 Novembro de 2017. O Júri avaliará o material disponibilizado em Dezembro de 2017 e os cinco nomeados em cada categoria serão informados após conclusão da reunião do Júri. Os Prémios KNX 2018 serão atribuídos na Feira Internacional Light+Building, em cerimónia a realizar no dia 20 de Março de 2018, em Frankfurt, na Alemanha.

Projectos portugueses
Ao CONSTRUIR, o secretário-executivo da Associação KNX Portugal considera que “os Projectos portugueses, as Empresas, os nossos Projectistas devem participar, independentemente de os Projectos serem realizados em Portugal ou fora, justamente porque os Prémios KNX são uma montra global, um palco à escala mundial”. Rui Horta Carneiro acredita que “os Projectistas portugueses têm assim a possibilidade de mostrar a Promotores Imobiliários, Cadeias Hoteleiras e Entidades Públicas e Privadas de todo o mundo a enorme qualidade dos Projectos portugueses”. “A qualidade dos nossos projectos e dos nossos Projectistas merece uma maior visibilidade, evidenciando a qualidade das soluções KNX elaboradas em Portugal”, garante aquele responsável que sublinha que “os Prémios KNX destacam, em cinco diferentes Categorias, os melhores e mais inovadores Projectos a nível mundial utilizando a tecnologia KNX em building automation. Os nomeados e os premiados são apresentados perante uma plateia de cerca de 1000 pessoas, sendo amplamente divulgados quer os Projectos, quer as Empresas, quer os Profissionais”. Rui Horta Carneiro acrescenta que “é, uma enorme oportunidade “para mostrar ao mundo as melhores soluções com KNX para edifícios inteligentes”. O secretário executivo da Associação KNX Portugal salienta que “o Mercado da Construção está numa fase positiva e de crescimento, em especial em determinados segmentos”. Para aquele responsável, “estamos todos com um optimismo moderado e esperemos que este crescimento seja sustentado e possa alargar-se a outras cidades, além de Lisboa e do Porto. A Requalificação e a Hotelaria estão a fazer um esforço de investimento muito considerável, que é bem visível nos espaços urbanos”. ”Precisamos de dar atenção igualmente à gestão dos espaços urbanos, à integração de redes de inteligência não só nos edifícios mas também nas cidades e de olhar mais para a mobilidade. A KNX – uma tecnologia que permite a gestão inteligente e integrada de edifícios – pode dar um significativo contributo”, conclui.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *