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    Reynaers Portugal cresce 60% em relação a 2016

    Em deslocação ao Reynaers Campus, em Duffel, na Bélgica, o CONSTRUIR teve a possibilidade de verificar todo o processo criativo, de inovação, de qualidade e testes e de tecnologia de ultima geração, que fazem desta empresa uma das referências ao nível de sistemas de janelas, portas e fachadas. Em Portugal, o volume de negócios da empresa cresceu cerca de 60% em relação a 2016

    Cidália Lopes
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    Reynaers Portugal cresce 60% em relação a 2016

    Em deslocação ao Reynaers Campus, em Duffel, na Bélgica, o CONSTRUIR teve a possibilidade de verificar todo o processo criativo, de inovação, de qualidade e testes e de tecnologia de ultima geração, que fazem desta empresa uma das referências ao nível de sistemas de janelas, portas e fachadas. Em Portugal, o volume de negócios da empresa cresceu cerca de 60% em relação a 2016

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    Em deslocação ao Reynaers Campus, em Duffel, na Bélgica, o CONSTRUIR teve a possibilidade de verificar todo o processo criativo, de inovação, de qualidade e testes e de tecnologia de ultima geração, que fazem desta empresa uma das referências ao nível de sistemas de janelas, portas e fachadas. Em Portugal, o volume de negócios da empresa cresceu cerca de 60% em relação a 2016.
    Representando cerca de 5% do total do negócio do Grupo, a Reynaers Portugal registou, este ano, uma subida na ordem dos 60% em relação a 2016, o que evidencia e acompanha, de certa forma, o crescimento do sector da construção e do imobiliário.
    De acordo com Marta Ramos, responsável pelo departamento de Marketing & Comunicação da Reynaers Portugal,  “a utilização dos produtos Reynaers na reabilitação representa cerca de 70% do total dos projectos” onde está presente no sul da Europa, deixando os restantes 30% para construção nova, que também tem vindo a ganhar terreno.
    Outra área que tem crescido bastante em Portugal são os projectos, em particular para os sectores residencial, hotelaria e o parque escolar. Neste sentido, há também um trabalho muito próximo com os arquitectos, por forma a ir ao encontro das necessidades destes em relação aos projectos.
    Em Portugal, um dos projectos icónicos onde a Reynaers está presente é o empreendimento Braço de Prata, em Lisboa, da promotora Obriverca e com assinatura do arquitecto Renzo Piano.

    Novo espaço no Porto

    Com mais de 50 anos de existência e presente em Portugal desde 2008, a Reynaers Aluminium, marca belga de sistemas em alumínio para a arquitetura, posicionou-se como uma empresa especialista “no desenvolvimento de soluções inovadoras e com design superior para janelas, portas, sistemas de correr, sistemas de harmónio, fachadas, clarabóias e jardins de inverno”, como garantem os responsáveis da empresa. Através da Alupol, uma empresa de alumínios de Pombal, a Reynaers entra em Portugal mantendo a funcionar os serviços centrais, o gabinete de apoio a projetos, o centro de formação, o showroom e o centro logístico, distribuídos por 8500 m2.
    Um dia no Reynaers Campus, a Nordeste de Bruxelas, é apenas um vislumbre do engenho por trás dos sistemas em alumínio para arquitetura mais avançados do mundo. Falamos de janelas e portas, mas também de fachadas que permitem criações sem limites, sistemas de sombreamento e jardins de inverno. Foi no passado dia 10 de novembro, sexta feira, um dia da semana particularmente calmo no Campus, que entrámos no “admirável mundo novo” da Reynaers. Ainda assim, o Campus fervilha com as múltiplas possibilidades de construção que oferece a arquitetos, engenheiros, construtores, instaladores e investidores que escolhem soluções de excelência para as suas obras.
    Quem nos apresentou este mundo foi Michel Van Put (Chief Marketing Officer) e Marta Ramos (), seguido de Peter Goosens (Expert Technical Trainer).
    Em 2018, está prevista a abertura de um novo espaço, no Porto, à semelhança daquele que existe em Lisboa. O Espaço Reynaers, no Parque das Nações, está disponível apenas mediante agendamento e surge em resposta à demanda da região de Lisboa e como forma de melhor poder assegurar aquela que é uma das principais premissas da marca: consultoria técnica próxima e especializada. Numa área de 50m2, a Reynaers convida a experienciar os sistemas mais icónicos da marca como a porta de correr Hi Fnity, sistemas de harmónio e de abertura clássica, para a nova construção e para a renovação, foram também instalados para proporcionar ao visitante o contacto com soluções premium para a envolvente transparente de edifícios comerciais e residenciais.

    Resposta às exigências do mercado

    Portas, janelas, fachadas, portas de correr, jardins de inverno, sombreamentos, soluções complementares e puxadores. São estes os produtos comercializados pela Reynaers, que procura diariamente desenvolver soluções inovadoras e adequadas às exigência do mercado. Há, neste sentido, um trabalho desenvolvido em estreita colaboração com os arquitectos que transmitem o que pretendem para os seus projectos e da parte da Reynaers a partilha de informação relativamente a cada produto através dos ficheiros  CAD e BIM.
    Um dos novos produtos desenvolvido pela empresa é o Slim Line 38, um sistema de alto isolamento para janelas e portas de abertura interior e exterior que combina elegância e conforto, com um design único e que vem ao encontro das exigências do mercado ao nível da eficiência energética. A aparência minimalista de aço responde aos desafios da arquitectura moderna e para a área da renovação, respeitando o design original do edifício mas oferecendo uma solução termicamente superior.
    O sistema SL 38 está disponível em três estilos minimalistas: Classic, Ferro e Cubic. As janelas e as portas podem ser fornecidas com vidros duplos e triplos, sem comprometer o estilo ultra-fino. Além de um desempenho superior, o sistema oferece uma combinação perfeita de design, resistência e flexibilidade para responder aos desafios arquitectónicos mais exigentes.

    Reynears Campus: na vanguarda da tecnologia

    É no Reynaers Campus que é possível perceber a filosofia desta empresa, onde a inovação e a qualidade são as palavras-chave. E foi o que fizemos. Em visita às instalações em Duffel, a Nordeste de Bruxelas, tivemos um contacto directo com um dos sistemas em alumínio para arquitectura mais avançados do mundo. Falamos de janelas e portas, mas também de fachadas que permitem criações sem limites, sistemas de sombreamento e jardins de inverno. Um “admirável mundo novo” que conta com centenas de trabalhadores que diariamente transpõe do papel para a realidade as múltiplas possibilidade de utilização do alumínio. Numa “viagem” guiada por Peter Goosens (Expert Technical Trainer) foi-nos explicado todos os passos do processo construtivo da Reynaers.
    Recentemente alvo de obras de ampliação, o Reynaers Campus foi dotado de um centro tecnológico e de visualização em 3D, que permitiu à empresa produzir conteúdos para realidade virtual que permitem visitar a 360º os mais recentes projectos em que participou.
    O AVALON, é uma sala de realidade virtual, onde qualquer projecto desenhado em 3D pode ser projectado, discutido e alterado em tempo real pelos diversos intervenientes, reunidos num só espaço e focados num só modelo actualizado ao minuto.
    Do Campus fazem ainda parte o Centro de Experiência, que excede o conceito clássico de showroom, ao apresentar uma vasta gama de aplicações digitais inspiradoras que elevam a experiência de contacto com as janelas, portas e elementos de fachada entre si. Por exemplo, os perfis são projectados holograficamente e é possível seleccionar produtos instalados em edifícios e visualizá-los numa parede LED.
    No Centro de Automação, é possível encontrar as ferramentas que o grupo oferece aos instaladores de alumínio para automatizar processos. Cada etapa pode ser optimizada segundo uma assertiva combinação de conhecimento, maquinaria e tecnologias de ponta, associados ao software Reynapro. Além deste, foi desenvolvido também o sistema Reyna-Flow, com o objectivo de gerir fluxos de trabalho, optimizar processos de produção via smart manufacturing, incrementar a qualidade e timings de produção.
    O Centro Tecnológico Reynaers é o maior centro de inovação e de testes da Europa. Todos os sistemas da marca são sujeitos a rigorosos testes de permeabilidade ao ar, resistência à carga do vento, estanquidade à água, isolamentos térmico e acústico e segurança, entre outros, para assegurar que estes correspondem aos padrões de exigência internacionais. Uma das peças emblemáticas do centro é uma parede de testes de última geração, com  metros de altura, concebida para testar o desempenho das fachadas no que respeita ao ar, vento e água nos pisos mais elevados. É também no Centro Tecnológico que se encontra um R-Cube, um simulador climático rotativo, desenvolvido para analisar a performance térmica e o R-Lab, onde se testam soluções num estágio inicial de desenvolvimento das soluções, através da prototipagem rápida e impressão 3D.

    *O CONSTRUIR viajou a convite da empresa

    Sobre o autorCidália Lopes

    Cidália Lopes

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    Indelague apresenta soluções sustentáveis e inovadores” na Light + Building

    Em destaque esteve o produto Sona, uma luminária acústica fabricada a partir de materiais reciclados e a luminária suspensa personalizável Gomo, que “reinventou” o conceito de iluminação

    De 3 a 8 de Março, a Indelague apresentou na Light + Building 2024, em Frankfurt, os seus mais recentes lançamentos, numa participação que se saldou num “sucesso” e “superou as expectativas”. 

    “Estamos extremamente satisfeitos com o resultado da nossa participação na Light + Building 2024. Foi gratificante ver como os nossos novos lançamentos foram recebidos com entusiasmo pelos visitantes. O feedback positivo reforça a nossa missão de oferecer soluções inovadoras e sustentáveis que possam verdadeiramente transformar os espaços”, afirmou Miguel Silva, CEO da Indelague.

    Em destaque esteve o produto Sona, uma luminária acústica fabricada a partir de materiais reciclados, que oferece modularidade linear e cores personalizáveis. “Uma solução que alia design e preocupações ambientais, contribuindo para a redução do consumo de plástico e para a melhoria da qualidade acústica dos espaços” refere a empresa.

    No stand, o Gomo também se evidenciou como uma luminária suspensa personalizável, reinventando o conceito de iluminação. Composto por peças individuais que se combinam de várias formas, cada peça é produzida em painel PET acústico reciclado, reflectindo o compromisso da Indelague com a sustentabilidade.

    Além disso, a montagem do Gomo não requer parafusos nem cola, simplificando o processo e reduzindo o impacto ambiental. O design diferenciado aliado às características acústicas do material proporcionam não apenas uma estética refrescante, mas também um toque de conforto em qualquer ambiente.

    A empresa inovou, também, na forma de apresentar a luz, tornando-a quase “impercetível, mas ainda assim “surpreendente”, destaca, ainda, a empresa.

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    Kerakoll reforça gama de impermeabilização

    A resposta da Kerakoll para a durabilidade no exterior é a tecnologia Laminados Kerakoll, que garante a colocação de ladrilhos em segurança sobre suportes “perfeitamente” impermeabilizados, oferecendo aos profissionais do sector “a garantia dos melhores resultados”

    A aposta em sistemas completos, tem marcado o percurso da Kerakoll nos mercados onde está presente. O reforço da equipa e a conduta alinhada com os critérios ESG, tornam os produtos e a marca Kerakoll cada vez mais uma referência na construção sustentável.

    Com os sistemas para a colocação impermeável, a Kerakoll assume, assim, um compromisso com os seus clientes, “garantindo casas livres de humidades”. Desta vez, apresentou o reforço da gama de impermeabilização, com novos produtos da linha de Laminados Kerakoll.

    É no seu centro de investigação mais avançado para as novas tecnologias e materiais para a construção sustentável, GreenLab Kerakoll, que são realizados os estudos mais avançados sobre o comportamento de adesivos e impermeabilizantes sob revestimentos.

    A resposta da Kerakoll para a durabilidade no exterior é a tecnologia Laminados Kerakoll, que garante a colocação de ladrilhos em segurança sobre suportes perfeitamente impermeabilizados, oferecendo aos profissionais do sector a garantia dos melhores resultados.

    A inovação Gel-Technology, uma nova abordagem trazida ao mercado pela Kerakoll na gama de adesivos, aliada à gama de Laminados, traduz-se numa colocação e impermeabilização de elevadas prestações. Os Laminados Kerakoll são realizados como autênticos suportes de estanquidade hidráulica, assegurando uma absoluta resistência à água.

    Desta forma, a Kerakoll propõe ao mercado uma série de sistemas Laminados para responder às exigências de especialização em diversos destinos de utilização, sobre qualquer suporte, e garantir a durabilidade da colocação impermeável realizada com gel-adesivos e impermeabilizantes Aquastop.

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    Marca Climalit da Saint-Gobain com nova identidade

    Através da nova identidade, pretende-se que todas as marcas da Saint-Gobain possam ser “comunicadas de forma coerente e harmoniosa”, através de uma “imagem gráfica alinhada com a da insígnia”

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    Depois de em 2022 terem sido apresentados novos logótipos para as marcas comerciais da empresa Isover, Placo e Weber, chega agora a vez do Climalit sofrer um refresh da sua identidade sob o mesmo claim: “Nova Imagem, os mesmos valores”.

    Através da nova identidade, pretende-se que todas as marcas da Saint-Gobain possam ser “comunicadas de forma coerente e harmoniosa”, através de uma “imagem gráfica alinhada com a da insígnia”.

    Foi mantida uma das cores originais do logótipo, o azul, para assegurar o reconhecimento da marca Climalit, tendo sido utilizado um símbolo gráfico associado ao anterior que espelha um gato e representa o conforto que as soluções em vidro proporcionam. Já o tipo de letra, com linhas modernas e redondas, reflecte a inovação inerente ao Grupo Saint-Gobain reforçando os seus princípios, além de estar alinhado com a identidade gráfica das restantes marcas.

    O novo logótipo será, também, aplicado à marca Climalit Plus e a outras que, entretanto, surjam para classificar soluções de vidros isolantes.

    “A Saint-Gobain trabalhou incansavelmente para definir uma imagem inovadora e moderna para as suas marcas, que ao mesmo tempo espelhe a sua missão de ser líder mundial em construção leve e sustentável. Este é, por isso, mais um momento único para nós: uma celebração que queremos amplificar em Portugal”, sublinha Jéssica Lourenço, coordenadora de Comunicação Externa da Saint-Gobain Portugal.

    Além desta mudança de logo, a marca Climalit Ecológico, que oferece soluções de vidro duplo com capas que têm como vidro base o Oraé, o primeiro vidro no mundo com emissões de carbono reduzidas, passa a designar-se de Climalit Oraé, alinhado com a tipologia de vidro utilizada para esta solução.

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    Simon participa na primeira edição do MIAD

    O evento internacional, Madrid International Art & Design, reúne arte, design, design de interiores, arquitectura e marcas premium em Espanha. Termina a 17 de Março

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    A Simon, participa na primeira edição do MIAD (Madrid International Art & Design). Um evento que se assume como um marco na convergência da arte, design, design de interiores, arquitectura e marcas premium em Espanha. Decorre até 17 de Março na emblemática Plaza de Toros de Las Ventas, em Madrid.

    Os visitantes têm a oportunidade de desfrutar de mini exposições de arte em espaços decorados por designers de interiores e arquitectos de renome. Este evento é curado pelos directores da feira Marbella Design, David Jiménez e Sergio Sánchez, uma dupla composta por um arquitecto e um designer de interiores com uma vasta experiência no mundo do design e da arquitectura.

    A Simon está presente no Küme do Grupo Nagar e Huëst by Nothing Studio. Trata-se de um restaurante que oferece um novo conceito de design graças à fusão da cultura latino-americana e espanhola, evocando o espírito do navio que iniciou a viagem à descoberta do novo continente. A empresa também colabora no Synaxi do Grupo Nagar e Huëst by Conn Studio. Nesta ocasião, recria uma sala de jantar de restaurante que presta homenagem ao passado, integrando-se perfeitamente na estética e funcionalidade contemporâneas. Além disso, a firma copatrocina Terra Lighting by Vibia by Welcome Design, um espaço onde a luz não só ilumina, mas também define a arquitectura do ambiente, transformando-a em algo tangível que se liga às memórias mais profundas através de clarões ténues e tons quentes.

    Para o desenvolvimento destes projectos, os profissionais confiaram nas soluções inovadoras da empresa. Os seus produtos conseguem criar atmosferas envolventes e emocionantes, dando aos especialistas a liberdade de materializar as suas intenções e visões criativas nos espaços que concebem. Estes reflectem a importância da luz no design de interiores, onde não só cumpre uma função prática, como também é fundamental para a criação de ambientes que influenciam significativamente a experiência do utilizador e a percepção do ambiente concebido.

     

     

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    NBS Summit Urban Edition com foco no desenvolvimento urbano sustentável

    A primeira edição do evento que tem como promotores a ANCV e o município do Porto está agendada para os dias 23 e 24 de Maio. O NBS Summit apresenta-se como plataforma interdisciplinar, dedicada à partilha de conhecimento e discussão sobre Soluções Baseadas na Natureza aplicadas ao território urbano

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    NBS Summit Urban Edition, uma iniciativa promovida pela Associação Nacional de Coberturas Verdes (ANCV), em parceria com a Câmara Municipal do Porto através da empresa Águas e Energia do Porto, terá lugar no Porto de 23 a 24 de Maio. Este evento reúne líderes, especialistas, investigadores e profissionais para partilhar investigação de vanguarda, experiência e inovações no âmbito das Soluções Baseadas na Natureza – Nature Based Solutions (NBS) – e do desenvolvimento urbano sustentável.

    Organizado para maximizar a interacção e o conhecimento, este evento proporciona uma oportunidade única para descobrir os últimos avanços tecnológicos e soluções práticas que moldam o desenvolvimento urbano sustentável e as perspectivas de mercado globais. Ao investigar de que forma a arquitectura, a engenharia e outras especialidades podem desempenhar papéis cruciais na realização das metas europeias de desenvolvimento sustentável em contexto urbano, o NBS Summit propõe-se a ser o impulsionador de ideias e inovações que conduzirão ao futuro sustentável das nossas cidades, revelando possíveis estratégias para acelerar o progresso do sector da construção em Portugal rumo a esses objectivos.

    Durante os dois dias de evento, os participantes terão acesso a painéis de discussão interactivos com convidados de destaque de vários sectores, master classes especializadas, conduzidas por peritos em temáticas especificas, e visitas a obras que destacam a implementação bem-sucedida de Soluções Baseadas na Natureza. De igual modo, e reconhecendo a importância da academia no avanço tecnológico, o evento contará com um call for papers, potenciando a apresentação e a partilha de inovações científicas.

    Entre os oradores convidados destaca-se a presença de profissionais de renome como os arquitectos Eduardo Souto de Moura e Nuno Brandão Costa, a arquitecta paisagista Laura Gatti

    Durante o evento será lançado o mapa online NBS Porto, que destaca os projectos emblemáticos que exemplificam a integração bem-sucedida de soluções sustentáveis na infraestrutura urbana.

     

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    Academia Sotecnisol fortalece actividades do grupo

    A Academia Sotecnisol, escola de formações do grupo Sotecnisol que opera nos sectores da construção, ambiente, energia, água e agroindústria, concluiu cerca de duas mil horas de formação e certificou cerca de 200 formandos, nos primeiros seis meses de actividade. O objectivo para 2024 passa por suprir todas as necessidades de formação do Grupo

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    O projecto tem como propósito fortalecer o desenvolvimento profissional dos colaboradores do Grupo e proporcionar uma experiência de aprendizagem enriquecedora e contínua. Através de formações especializadas, a Academia actua como um motor para atracção e retenção de talento, o que permite alavancar o crescimento do grupo.

    “Dados indicam-nos que a falta de mão de obra qualificada terá atingido o seu limite no sector da construção. O sector está consciente que existe um desafio no recrutamento especializado e foi esse um dos principais motivos que nos levou à criação desta Academia. Procuramos capacitar e especializar os nossos colaboradores nas várias áreas de actuação da empresa, com especial foco na impermeabilização, fotovoltaico e soldadura. Falamos de formações que, garantidamente, serão enriquecedoras para a vida profissional destes trabalhadores”, refere José Luís Castro, CEO do Grupo Sotecnisol.

    A Academia Sotecnisol oferece uma ampla gama de formações, incluindo cursos de impermeabilização, electricidade e fotovoltaico, serralharia e revestimentos, bem como cursos de primeiros socorros e segurança, liderança, gestão de obras e projectos, negociação e vendas.

    Como complemento ao negócio, o Grupo conta ainda com a 2Work, uma empresa especializada no recrutamento, selecção e cedência de profissionais em regime de trabalho temporário. Desta forma, é possível adaptar os diferentes perfis de trabalhadores às necessidades especificas das empresas.

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    AEP prepara presença portuguesa na Filda 2024

    A Associação Empresarial de Portugal, deverá em breve divulgar as condições de participação na 39º edição da Feira Internacional de Angola, Filda, que decorrerá em Luanda, entre os dias 23 e 28 de Julho. A expectativa é que este ano a participação portuguesa volte a ganhar expressão

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    As dificuldades ainda se sentem, mas “é notória uma maior aproximação das empresas portuguesas ao mercado angolana”, refere nota da organização empresarial.
    Nos últimos três anos, a AEP verificou um aumento gradual do número de participantes na FILDA: em 2022 foram 14 empresas, o ano passado 22 e para este ano as expectativas são ainda maiores.

    Portugal continua a ser um dos mais importantes parceiros económicos de Angola. De acordo com o Comtrade, em 2022, os cinco principais fornecedores de Angola foram a China (16,0%), Portugal (10,7%), a Coreia do Sul (9,2%), os Países Baixos (6,8%) e a Índia (6,1%). O ano passado, mais de 4 mil empresas portuguesas exportaram para Angola e cerca de 1200, de origem portuguesa ou capitais mistos, operaram no mercado angolano.

    “O cenário económico em Angola tem vindo a melhorar, as oportunidades existem, não obstante alguns constrangimentos que se poderão identificar, essencialmente ao nível da disponibilidade de divisas estrangeiras e na realização dos pagamentos, mas que, na prática, não serão muito diferentes dos encontrados noutros mercados. O empenho na procura de mercados alternativos aos mais tradicionais tem de ser um desígnio de todos. Um esforço contínuo na busca de novas oportunidades de negócio”, sublinha a AEP.
    Desde 1990 que a AEP organiza em Angola acções de capacitação, formação e internacionalização, coordenando a participação nacional na Filda desde 2002, tendo já envolvido largas centenas de empresas portuguesas.

    A Filda, o maior evento comercial de dimensão internacional realizado em Angola, é organizado pela AEP em parceria com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, AICEP, e a Câmara de Comércio e Indústria de Portugal – Angola, CCIPA.

     

     

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    Thermor lança nova bomba de calor Áurea+ R290

    A Áurea+ R290 é a nova solução de conforto térmico da gama de equipamentos aerotérmicos da Thermor, fabricante especialista em soluções de conforto para a casa. Trata-se de uma nova bomba de calor monobloco ar-água, de alta temperatura, para aquecimento, arrefecimento e AQS

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    TEnergeticamente mais eficiente e ecológico, a Áurea+ R290 consegue fornecer água até 75ºC sem apoio eléctrico e com elevada eficiência energética. Trabalha com o refrigerante natural e amigo do ambiente R290, conhecido pelas suas excelentes propriedades termodinâmicas, e está disponível de 6kW a 18kW.

    A aerotermia é uma tecnologia que aproveita a energia do ar que nos rodeia para aquecer a casa no Inverno, arrefecê-la no Verão e fornecer água quente sanitária durante todo o ano. É uma solução ecológica e de grande eficiência energética pelo facto de fornecer mais energia do que a que consome para o seu funcionamento, o que gera uma poupança significativa na factura da electricidade.

    É um modelo muito simples de programar e parametrizar. Pelo facto de ser um monobloco puro, não necessita de manuseamento de gases refrigerantes para a sua instalação, podendo ser instalado através de uma simples ligação ao circuito hidráulico da habitação. Para o utilizador, isto significa que não tem de instalar uma unidade hidráulica no interior da habitação, e que dispõe de um equipamento de utilização mais fácil e intuitiva. Por outro lado, devido ao seu design simples, mas elegante, não penaliza a estética do espaço exterior.

    Graças ao seu regime de funcionamento, a Aurea + R290 permite manter os radiadores existentes sem necessidade de aumentar o seu número ou de os substituir por novos elementos, o que facilita a adaptação da casa à nova realidade energética.

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    Acelerar o Norte arranca em Braga

    A CCP, a AEP, a AHRESP e a ACEPI apresentam esta semana, dia 14 de Março, o ‘Acelerar o Norte’, um projecto que apoia os empresários do Norte de Portugal dos sectores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares

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    O objectivo deste encontro, que tem lugar no Altice Forum Braga, é mostrar que a digitalização é para todos os negócios, por isso o programa da sessão conta com a apresentação do projecto e do papel que as 16 Aceleradoras de Comércio Digital vão ter nos vários concelhos e de casos de sucesso, empresas que investiram na mudança de mentalidade e descobriram o potencial da digitalização para garantir o futuro dos seus pequenos negócios.

    O projecto Acelerar o Norte é desenvolvido pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), e copromovido pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e pela Associação da Economia Digital (ACEPI) e financiado pela União Europeia, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência e do NextGenerationEu.
    Apresentado em Outubro do ano passado, na Exponor, o projecto pretende aumentar a competitividade do tecido económico local, estimando abranger mais de 50 mil comerciantes, empresários e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas das oito sub-regiões do Norte do Portugal, tem um investimento de 19 milhões de euros e a duração de dois anos.

    Através de parcerias com associações locais (Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa, Douro e Trás-os-Montes), o Acelerar o Norte vai apoiar e orientar negócios de proximidade com a criação de 16 Aceleradoras de Comércio Digital.

    Para facilitar a adopção de estratégias e soluções digitais, que permitam às empresas atrair novos clientes, alcançar mais vendas e simplificar processos, o Acelerar o Norte vai disponibilizar, gratuitamente, ferramentas para avaliar o nível de maturidade digital do negócio, prestar apoio na elaboração de planos de transição digital, disponibilizar vouchers até 2 mil euros para acesso a serviços de transição digital e promover sessões de informação.

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    CIN cria nova embalagem com sistema de abertura revolucionário

    A marca de tintas e vernizes lançou uma nova embalagem de 15 litros com a qual pretende transformar o mercado. A nova lata da CIN é agora aberta de uma forma mais simples e segura, através do uso manual de uma chave de fendas num único ponto. A este sistema, alia-se um novo design que beneficia o manuseamento e transporte da tinta

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    A CIN lançou uma nova embalagem de 15 litros de tinta, que permite uma maior facilidade no processo de abertura e de fecho. Esta inovação, única no mercado, melhora a preservação das propriedades dos produtos desde a sua primeira utilização, tendo em conta o acondicionamento que o novo sistema oferece.

    Ao contrário das reconhecidas garras metálicas, a nova lata da CIN é agora aberta de uma forma mais simples e segura, através do uso manual de uma chave de fendas num único ponto. A este sistema, alia-se um novo design, com optimização do consumo de material, que beneficia o manuseamento e transporte da tinta, pela redução do seu peso.

    Em termos de sustentabilidade, esta novidade da marca traduz-se também numa diminuição da pegada de carbono em 6,6% – um valor bastante considerável quando comparadas com as soluções standard.

    Esta nova embalagem foi desenvolvida em parceria com a COLEP Packaging Portugal e a CIN terá exclusividade deste modelo de embalagem até 2026. A nova lata da CIN está disponível desde o dia 1 de Março, em tintas Vinylclean e Vinylmatt de 15 litros, estendendo-se, posteriormente, a todos os restantes produtos da marca.

    Liliana Leis Soares, directora-adjunta de Marketing da CIN, revela que “este projecto manifesta uma vontade antiga em oferecer ao mercado uma solução mais intuitiva, prática e com benefícios para a preservação das tintas ao longo do tempo. A nova lata da CIN é mais uma materialização da nossa aposta em inovação e do nosso total compromisso em oferecer ao mercado soluções diferenciadoras, que vão além dos nossos produtos e serviços. Acreditamos que, um dia, todas as embalagens de tinta serão assim”, afirma.

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