Aires Mateus marca lançamento de Call for Entries do Arquiteturas Film Festival

Por a 4 de Janeiro de 2018

© Arquiteturas Film Festival

No próximo dia 10 de Janeiro, o Cinema São Jorge recebe o documentário “Aires Mateus: Matéria em Avesso” (65 min, 2017) dedicado à obra do atelier. A exibição do filme marca o lançamento do Call for Entries da 6ª edição do Festival Internacional de Cinema Arquiteturas de 2018, que decorrerá de 6 a 10 de Junho de 2018.

A sessão será conduzida pela directora do Arquiteturas, Sofia Mourato, e conta com a presença do realizador, Henrique Pina, dos arquitectos Francisco e Manuel Aires Mateus, dos produtores Maria João Soares, Susana Tavares dos Santos e João Miguel Couto Duarte, e da bailarina Teresa Alves da Silva.

De acordo com a organização, “Aires Mateus: Matéria em Avesso” partiu de um trabalho de investigação dos arquitectos Maria João Soares, Susana Tavares dos Santos e João Miguel Couto Duarte, que foi adaptado ao cinema por Henrique Pina. “O filme centrou-se em oito casas da autoria dos arquitectos Aires Mateus, e nas ligações que estabelecem com o território português e com o corpo humano, ligações essas que são pensadas através também da dança contemporânea e do movimento da coreógrafa e bailarina Teresa Alves da Silva, e através da música original composta por Noiserv. O filme teve a sua estreia mundial em Nova Iorque, no Architecture and Design Film Festival”.

Recorde-se que, Manuel Aires Mateus foi recentemente distinguido com o Prémio Pessoa 2017 e sobre a sua obra, o júri do galardão disse:  “a sua arquitectura é moderna, abstrata e contemporânea, mas parte de uma recolha de formas e materiais vernaculares portugueses, que integra de um modo exemplar. A construção de formas e volumes é feita com um carácter inovador, por subtração de matéria, esculpindo vazios, contrariando assim o sentido clássico do projectar. Na obra doméstica e na recuperação de edifício é raro provocar rupturas, mas não cede a mimetismos fáceis, conseguindo estabelecer uma continuidade entre passado e actualidade”.

O Arquitecturas Film Festival tem direcção artística de Sofia Mourato, e apresenta filmes documentais e experimentais sobre arquitectura. Com co-organização entre a Do You Mean Architecture e a Trienal de Lisboa, a edição de 2017 propôs uma reflexão em torno da pergunta, “O que é ser um arquitecto?”, destacando quatro grandes personalidades: Rem Koolhaas, Álvaro Siza, Jane Jacobs e Bjarke Ingels.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *