Materiais de construção sustentáveis em debate no 3ª congresso luso-brasileiro

Por a 4 de Janeiro de 2018

A Universidade de Coimbra vai receber, entre 14 e 16 de Fevereiro, o 3º Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis – CLBMCS 2018.
Organizado em conjunto com o ITeCons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, o objectivo do congresso passa por divulgar os avanços científicos e industriais no desenvolvimento e aplicação dos materiais de construção sustentável.
O primeiro congresso direccionado a esta temática ocorreu em 2014 na Universidade do Minho, a que se seguiu uma segunda edição na  Universidade Federal da Paraíba, em 2016.
“Apesar de existir uma maior consciencialização sobre os impactos ambientais associados aos materiais de construção, há ainda um longo caminho a percorrer no que respeita à prioridade dada a materiais mais sustentáveis, quer seja por parte do cidadão comum ou por parte das entidades decisoras. Existem, ainda, grandes oportunidades para novos avanços e desenvolvimentos nesta área. É neste contexto que se prossegue com esta série de congressos dedicada aos materiais de construção sustentáveis”, de acordo com informação disponível no site do evento (http://www.clbmcs2018.uc.pt).
A redescoberta de materiais ancestrais e a adaptação dos mesmos à construção dos nossos dias, o desenvolvimento de materiais inovadores, a recuperação de subprodutos e a reciclagem são aspectos que merecem uma investigação aprofundada. Neste sentido, o congresso pretende reunir investigadores, indústria, estudantes, projectistas e todos quantos possam contribuir para um maior conhecimento e divulgação dos materiais de construção sustentáveis.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *