CERTIEL cessou funções a partir de 1 de Janeiro

Por a 17 de Janeiro de 2018

A entidade responsável pela inspecção de instalações eléctricas em Portugal, a CERTIEL, cessou a sua actividade a partir do dia 1 de Janeiro de 2018. A decisão foi tomada pelo Governo, através do Decreto-Lei nº 96/2017, de 10 de Agosto.
Desta forma, o trabalho que era realizado pela CERTIEL, enquanto Associação Nacional Inspectora de Instalações Eléctricas (ANIIE), que já acontecia desde Fevereiro de 1999, foi transferido para as respectivas competências da Direcção Geral de Energia e Geologia.
Ao longo de quase duas décadas, a CERTIEL certificou, inspeccionou e analisou projectos de milhares de instalações eléctricas e colaborou com cerca de 20 mil técnicos, engenheiros e electricistas.
Segundo um responsável da CERTIEL “Foram anos de enormes desafios, pelos obstáculos que foram sendo identificados e ultrapassados com criatividade e inovação, concretizada na total desmaterialização dos processos de certificação, não deixando nunca, de estar focados no objectivo que sempre foi entendido de superior interesse o de incrementar a segurança dos utilizadores e das instalações eléctricas”.
Foi a CERTIEL que em 2008 procedeu ao arranque do sistema de certificação de Instalações Fotovoltaicas e em 2011 à certificação dos Postos de Carregamento dos Veículos Eléctricos, quando a informação técnica sobre estas realidades era praticamente inexistente.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *