Fachadas portuguesas conquistam júri internacional de design

Por a 9 de Fevereiro de 2018

Três fachadas de edifícios portugueses revestidas com azulejos, foram distinguidas nos Prémios de Design de Superfícies, que se realizaram em Londres. Entre eles está o revestimento do MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa, que foi anunciado como “vencedor supremo”, sendo distinguido com o prémio principal e ainda na categoria de Espaços Públicos.

Recorde-se que o MAAT, foi desenhado por Amanda Levete (ateliê AL_A), foi inaugurado em Outubro de 2016 e desde então tem vindo a ser premiado internacionalmente. Nos Surface Design Awards, foi distinguido pelos “azulejos tridimensionais brancos” da fachada que resultam numa “superfície complexa que fornece leituras mutáveis ​​de água, luz e sombra”.

Nos prémios foram também distinguidos o projecto “Friendly Border Apartments”, na Madragoa na categoria de Sustainable Exterior e o Edifício Presidente Arriaga, nas Janelas Verdes, também em Lisboa, na categoria Residential Exterior. Os projectos, da autoria de ateliers de arquitectura diferentes – GAS2 e STC Arquitectos, respectivamente -, contaram com o trabalho da arquitecta e ceramista Maria Ana Vasco Costa na criação das fachadas premiadas.

Para Maria Ana Vasco Costa, “a utilização de azulejos promove não só uma abordagem sustentável, ao utilizar materiais de origem natural e mão de obra artesanal, de propriedades únicas, como também promove a economia local” refere, acrescentando que “um dos desafios do meu trabalho é criar nestas superficies e projectos sob medida a exclusividade e uma abordagem artesanal na sua produção” sublinhou a arquitecta e ceramista.

Segundo Maria Ana Vasco Costa, a anterior experiência profissional como arquitecta, antes de ingressar na área de estudos de Cerâmica, influenciou a forma e abordagem como concebe o seu trabalho. Actualmente a cerâmica e as possibilidades que os materiais naturais lhe permitem, nomeadamente a cor, profundidade, temperatura e som, acrescidas das suas inúmeras propriedades, fazem deste material o seu meio de trabalho primordial, que por sua vez adequa a uma escala arquitectónica.

Os Surface Design Awards realizados este ano no Business Design Center London visam reconhecer a excelência de arquitectos e designers, pelas suas criações em todo o mundo, na área de Design de Superfícies.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *