“O que é ou não arquitectura está na forma como olhamos para ela”

Por a 26 de Fevereiro de 2018

© frame it

Nicanor Garcia, arquitecto e fotógrafo, nasceu em Barcelona, Espanha, onde leccionou na Universidade Politécnica da Catalunha. Um passado que, diz, lhe deu uma visão próxima e profunda da arquitectura e da cidade.

“Places & Spaces – Transversal Architectures” é o nome da exposição que inaugurou no Roca Lisboa Gallery, em Lisboa, e que ficará patente até ao próximo dia 30 de Abril. No âmbito da inauguração, falou com o CONSTRUIR sobre a mostra e a forma como a arquitectura molda o seu olhar através da lente.

“A exposição resulta de um trabalho que tenho vindo a fazer ao longo dos últimos anos em que trabalho apenas como fotógrafo. A escolha das imagens está relacionada com a minha página de Instagram – onde as imagens têm uma ordem perfeitamente aleatória e circunstancial – mas que me fizeram perceber que existiam temas que se iam repetindo. Pensei então que esta exposição era um bom momento para sintetizar esses temas a que vou recorrendo sempre”, explica ao CONSTRUIR.

“Lisboa”, “Rua”, “Geometria”, “Olhar para o céu”, “Fachada”, Interior”, “Arquitectura”, “Noite”, “Paisagem Urbana” e “Paisagem” são os temas que organizam a mostra em grupos a partir de olhares e contextos comuns.

“Mais do que arquitectura, considero que são fotografias de espaços porque se algumas delas retratam edifícios desenhados milimetricamente por arquitectos, outras não. Daí que os temas vão dos espaços urbanos, às arquitecturas mais geométricas, passando pelo ponto de vista, as fachadas – que são uma geometria que divide o que se passa no exterior com o que se passa no interior -, a noite e um tema que acho muito interessante que é o de ‘olhar para cima’. A paisagem natural é outro tema que também abordo. Às vezes perguntam-me porque coloco o hashtag arquitectura em fotografias de espaços naturais. Eu respondo que é porque também considero arquitectura. Do meu ponto de vista, o que é ou não arquitectura está na forma como olhamos para ela”.

Segundo Nicanor Garcia, o facto de ser arquitecto influencia muito a forma como fotografa, nomeadamente porque a formação de arquitecto tem uma polivalência que o faz olhar para vários temas. Segundo o arquitecto e fotógrafo, as questões da escala, geometria, luz, relações e materialidade são algumas das que influenciam o seu trabalho.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *