IP vai lançar concurso para conservação da Ponte 25 de Abril por 18M€

Por a 7 de Março de 2018

Estão avaliados em 18 milhões de euros os trabalhos de conservação e reparação da Ponte 25 de Abril, para os quais a Infraestruturas de Portugal vai lançar concurso público ainda durante este mês.
Este conjunto de intervenções, que se vão prolongar pelos próximos dois anos, assentam em trabalhos identificados no âmbito das actividades de inspecção e de monitorização do comportamento estrutural da ponte, promovidas em contínuo pela IP, e executadas pelo ISQ e Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

De acordo com o comunicado da Infraestruturas de Portugal, as intervenções previstas incidem sobre elementos metálicos da ponte suspensa e em elementos de betão armado pré-esforçado do viaduto de acesso norte. Genericamente, trata-se da execução de trabalhos de construção metálica, soldadura, reposição localizada da protecção anti-corrosiva, substituição de elementos não estruturais, limpeza, tratamento e pintura pontual de superfícies de betão.

O projecto de execução de suporte a esta empreitada contempla as soluções técnicas de reparação definidas pela empresa projectista americana Parsons e pela empresa projectista portuguesa TalProjecto, cujo desenvolvimento foi acompanhado e validado ao longo das suas diversas fases pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil.
De referir que a Parsons é a empresa projectista que detém os direitos de autor do projecto de construção da Ponte que data da década de 60, e que é simultaneamente a autora do projecto de instalação do caminho-de-ferro, alargamento do tabuleiro rodoviário e de beneficiação geral da Ponte 25 de Abril, concretizada na década de 90. A Talprojecto é uma reputada empresa projectista portuguesa na área das estruturas metálicas.

À semelhança das intervenções de manutenção anteriores realizadas na Ponte 25 de Abril, e de modo a minimizar eventuais impactos na normal circulação rodoviária e ferroviária, os trabalhos serão executados em períodos de menor fluxo de tráfego, nomeadamente em período nocturno e em dias não úteis.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *