“Braço” de Siza vence concurso para ponte entre Vila Nova de Cerveira e Tomiño

Por a 8 de Março de 2018

A nova ponte pedonal e ciclável entre Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vai ter projecto assinado por Siza Vieira. “Raia”, a proposta do arquitecto português com a empresa GOP (representada por Jorge Amorin Nunes), foi a escolhida  entre 26 ideias, segundo avançam fontes da imprensa local.

“O projecto recorda o braço de um nadador gigante que luta para superar a linha da fronteira”, pode ler-se nas descrições, sublinhando que o arquitecto quis atender ao património histórico e natural, a fim de preservar a vegetação da ribeira.

O contrato para a realização do anteprojeto “será adjudicado ao vencedor por um montante de 54.450 euros”. Numa terceira fase, a província de Pontevedra “encarregará o vencedor de elaborar o projecto construtivo definitivo, com um orçamento máximo de 121.880 euros”.

Recorde-se que o concurso de ideias foi lançado em Setembro pela província de Pontevedra e que a futura travessia pedonal e ciclável sobre o rio Minho terá cerca de 900 metros de comprimento.

A travessia integra-se no projecto de criação de um eco parque comum, o Parque Transfronteiriço Castelinho-Fortaleza, que vai resultar da união de dois espaços urbanos e de lazer, que se encontram separados por 230 metros de água do rio Minho.

A construção da nova ponte foi candidatada, em Janeiro de 2016, ao Interreg V – Programa de Cooperação Territorial, que comparticipa a obra em cerca de 1,5 milhões de euros, 75% do valor global.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *