Fontes renováveis asseguraram energia durante três dias

Por a 14 de Março de 2018

O consumo de electricidade em Portugal Continental foi assegurado, integralmente, por fontes renováveis durante quase três dias seguidos, entre 9 e 12 de Março. A informação foi confirmada pela Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) com base nos dados da REN (Redes Energéticas Nacionais).

“A electricidade de origem renovável produzida naquele período foi de 521 GWh, enquanto o consumo eléctrico nacional foi de 408 GWh. O grande destaque vai para as centrais eólicas nacionais, que só por si abasteceram o consumo eléctrico em 65 % do período. Estes dados reforçam o papel das fontes renováveis no abastecimento fiável e seguro das necessidades eléctricas de Portugal”, refere a APREN em comunicado.

Em Portugal, “as centrais renováveis (hídricas, eólicas, solares, geotérmicas e de biomassa) produzem anualmente, em média, 54 % das necessidades eléctricas nacionais, o que permite reduzir as importações de combustíveis fósseis em perto de 750 milhões de euros por ano”, acrescenta ainda a Associação.

Adicionalmente, é importante destacar que o sector renovável nacional permitiu criar um cluster industrial responsável por mais de 56 mil empregos (directos e indirectos) e por uma exportação de equipamentos (aerogeradores, painéis fotovoltaicos e componentes eléctricas e eletromecânicas) que ascende a 400 milhões de euros por ano.

Um comentário

  1. SG Topografia

    22 de Março de 2018 at 15:48

    Bastante interessante essa matéria,pois na atual conjuntura mundial as fontes alternativas para geração de energia elétrica renováveis que não agridem ao meio ambiente,são de estimável relevância para a longevidade da humanidade,pois além de ser fontes energéticas de custo razoavelmente barato,auxiliam na criação de empregos tão necessários para a subsistência.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *