Torres Vedras prevê investir 33 M€ no parque escolar até 2021

Por a 20 de Março de 2018

 

A Câmara de Torres Vedras aprovou hoje por unanimidade quatro empréstimos no total de cerca de nove milhões de euros para a construção de três centros escolares e para obras de requalificação urbana.

O município vai contrair, a 20 anos, um empréstimo de cerca de seis milhões de euros, para a construção de novos centros escolares no Turcifal e em A-dos-Cunhados, e outro de cerca de dois milhões de euros, para a construção do centro escolar na Póvoa de Penafirme, na freguesia de A-dos-Cunhados/Maceira, conforme foi decidido na reunião pública e descentralizada realizada na freguesia de Carvoeira e S. Domingos de Carmões.

Em 2019, o município vai avançar com a construção dos centros escolares da Silveira (quatro milhões de euros) e do Ramalhal (3,4 milhões de euros).

Seguem-se, em 2020, Maxial (2,1 milhões de euros), Sarge (1,5 milhões de euros) e Freiria (3,2 milhões de euros) e, em 2021, outros dois na cidade de Torres Vedras, de 3,7 e 3,1 milhões de euros, para substituir as escolas existentes.

Até 2021, Torres Vedras prevê investir 33 milhões de euros na construção de 10 novos centros escolares que faltam no concelho.

“Neste mandato, o grande investimento vai ser na requalificação das escolas, porque não podemos continuar a ter uns alunos em escolas modernas e outros em escolas antigas sem condições”, afirma a vice-presidente da câmara, Laura Rodrigues.

Os novos centros escolares vão estar equipados com refeitórios, centro de recursos, ginásios e salas dotadas de quadros interactivos e outras tecnologias adaptadas à realidade actual do ensino/aprendizagem.

Além da reabilitação do parque escolar, a autarquia pretende avançar com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano para a cidade, para o qual vai solicitar mais dois empréstimos – um de 559 mil euros e outro de 239 mil euros, proveniente de fundos comunitários.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *