K190 da KAWNEER escolhida para integrar projecto de escola francesa

Por a 20 de Abril de 2018

A KAWNEER, especialista em soluções arquitectónicas de alumínio, tem no seu portfolio, “uma das portas de alto tráfego mais eficientes do mercado”, conta ao CONSTRUIR. Trata-se da porta K190, desenhada para ser instalada especialmente em locais ou edifícios que requeiram vãos de grandes dimensões, sendo, sublinha, “a única soldada disponível no mercado”.

Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a KAWNEER conta que o atelier 360 Architecture, escolheu a a porta K190 para uma escola francesa com cerca de 4000m2, a Escola José Cabanis, subinhando que,  “a K190 foi pensada especificamente para estabelecimentos de ensino. Possui 16 modelos diferentes que foram testados para suportar 2 milhões de ciclos de abertura e fecho sem deterioração e estão dotadas de um sistema anti-entalamento de dedos”.

Sobre o projecto, a empresa refere que: “o comportamento de uma serralharia eficiente e à medida, juntamente com um desenho arquitectónico integrador na envolvente, de construção totalmente isolada e optimizada por forma a minimizar o consumo e dependência energéticas, foram a solução para a construção deste jardim de infância e educação primária que alberga 14 salas de aula, além de refeitório e outras áreas de uso comum, bem como estacionamento”.

De acordo com a empresa, a porta K190 da KAWNEER “pode chegar aos 3m de altura por 1,2m de largura em cada uma de suas folhas. Além do mais, suporta mais de dois milhões de ciclos de abertura, oferece boa adaptabilidade e facilidade de montagem (assegurada por placas e contra-placas de aperto, reforçadas por solda sob argónio), requerendo apenas manutenção”.
A KAWNEER explica ainda que, devido à espessura dos perfis de alumínio, até 3,1mm, “a porta K190 oferece aos arquitectos e chefes de obra uma solidez a toda a prova. Ligeiras e estáveis, podem ser integradas em diversos tipos de parede, de espessura até 46mm, para que garantam elevado desempenho térmico. Tanto com uma única folha como com folha dupla, esta porta de alumínio adapta-se a todos os projectos, sejam obra nova ou reabilitação”.
A Escola José Cabanis, trata-se de um equipamento que “respeita a topografia na sua plenitude e que, devido à sua irregularidade morfológica, representou muitas limitações e dificuldades construtivas”, refere a empresa.
Meriem Bekkouchka, o arquitecto responsável pelo projecto, ultrapassou essas dificuldades e projectou um complexo educacional de dois edifícios de um piso conectados pelas áreas de recreio e espaços comuns. O arquitecto enfatiza mesmo que “a horizontalidade do projecto foi uma opção, assumindo-a com construções baixas e integradoras na inclinação do terreno de quase 4 metros, criando assim uma paisagem em forma de ‘U’”.
A KAWNEER refere ainda, que as entradas de luz foram potenciadas por todo o complexo assim como a protecção solar e a acessibilidade aos edifícios, facilitada pela promoção e adaptação de vãos e aberturas.
Uma promoção deacessibilidades que “foi também reforçada pela porta K190 da KAWNEER, que cumpre com todos os regulamentos e possui outras características que a diferenciam da concorrência: garantia de 10 anos, soldaduras e assemblagens com garantia vitalícia, travões retentores ocultos, sistema anti-entalamento de dedos, fechadura multipontos para máxima segurança e a possibilidade de bicoloração oferecida pela KAWNEER para se adaptar tanto ao design interior como ao exterior de cada divisão”, garante.
Por último, a KAWNEER destaca a premissa de integrar plenamente a escola na envolvente e preservar a qualidade ecológica e paisagística do lugar lavada a cabo pelos arquitectos, que nesse sentido, optaram pelo uso de materiais naturais, robustos e duráveis, tais como o betão na estrutura, alvenaria e vidro para a fachada e madeira para muitos dos revestimentos.
Nesse sentido, “as serralharias de alumínio da KAWNEER encontram-se perfeitamente integradas em todo o espaço. E não apenas a porta K190, mas também outras soluções da empresa que foram integradas no projecto, como: parede cortina KADRILLE 1202, janelas KALORY e KASSIOPE, portas KANADA e portas de correr KASTING”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *