Comissão Europeia ratifica ligação ferroviária “de alto desempenho” entre Évora e Mérida

Por a 26 de Abril de 2018


Chegou a ser apontada por Bruxelas, ao início desta quinta-feira, como uma ligação de alta velocidade entre Évora e Mérida, em Espanha mas será, sim, uma linha ferroviária convencional de mercadorias que inclusivamente já estava prevista. Não deixa, no entanto, de ser enaltecida tanto pela Comissão Europeia como pelo próprio Governo.

Em Ljubljana, na Eslovénia, a comissária europeia responsável pelos transportes, Violeta Bulc, destacou que os dois países “concordaram em avançar com os elos em falta dos corredores de mercadorias que vão servir não apenas os países, mas as necessidades da União Europeia”. O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou que a ferrovia de mercadorias “é uma linha de alto desempenho, que tornará o País mais competitivo, nomeadamente os portos na ligação a Espanha e na ligação europeia”. “É uma linha muito importante e muito prioritária para o País e absolutamente consensual no nosso País”, acrescentou o governante, durante a conferência sobre a rede de transporte transeuropeia que decorre em Ljubljana.

A linha vai permitir “diminuir significativamente o transporte desde os portos portugueses até Espanha, até Mérida ou até Madrid”, evitando que os comboios sejam obrigados a ir até ao Entroncamento para depois seguir para Espanha, e assumirá uma importância fundamental para os portos de Lisboa, Setúbal e Sines. Pedro Marques disse ainda que “este projecto faz parte de um projecto mais global europeu dos corredores nucleares, que inclui componente de mercadores e de alta velocidade de passageiros”.

O investimento na ferrovia de mercadorias “vai ser objecto da primeira decisão formal da Comissão Europeia das chamadas decisões de implementação”, validando assim a escolha feita e por ser um “projecto transnacional, de tanta importância no corredor Atlântico”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *