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    Arquitectura

    “É preciso ter coragem para ser arquitecto”

    “É preciso combater essa “gentrificação”, com a promoção pública de habitação social e não-social, comum e de qualidade, dentro deste espaço que é a Grande Lisboa”

    Ana Rita Sevilha
    Arquitectura

    “É preciso ter coragem para ser arquitecto”

    “É preciso combater essa “gentrificação”, com a promoção pública de habitação social e não-social, comum e de qualidade, dentro deste espaço que é a Grande Lisboa”

    Sobre o autor
    Ana Rita Sevilha
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    Autor do Terminal de Cruzeiros de Lisboa e do recentemente inaugurado Campo das Cebolas, Carrilho da Graça tem em itinerância uma exposição comemorativa dos seus 30 anos que reflecte a visão que tem da cidade que o acolhe. Em entrevista ao CONSTRUIR lembrou que a Área Metropolitana de Lisboa centrada no Estuário do Tejo “é muito mais interessante”
     Está sedeado em Lisboa, uma cidade marcada por intervenções suas e tem ainda em itinerância uma exposição que foca a visão que tem da cidade onde trabalha há mais de 30 anos. É inevitável por isso pedir-lhe que nos conte o que vê quando olha para a Lisboa de hoje?
    João Luís Carrilho da Graça: A Lisboa de hoje parece-me entusiasmante. As mudanças que se iniciaram já há alguns anos continuam a desenvolver-se, naturalmente com aspectos positivos e aspectos negativos aos quais é preciso dar atenção. Em geral a cidade está a transformar-se de uma forma bastante consistente.
    Relativamente à questão da habitação em Lisboa, disse em tempos que se olhássemos para a Área Metropolitana de Lisboa e não só para o centro da cidade, seria muito mais interessante.
    A Área Metropolitana de Lisboa tem entre 2,5 milhões e 3 mihões de habitantes e Lisboa tem pouco mais de 500 mil. Se olharmos para a Área Metropolitana centrada no Estuário do Tejo, há uma globalidade que parece muito mais interessante do que olhar só para a cidade e os problemas que ela tem. Se olharmos para o conjunto, abrem-se uma série de perspectivas e possibilidades de futuro que são bastante incríveis.
    Acha que a falta de habitação em Lisboa pode não ser uma questão?
    O problema principal é a qualidade da habitação. Há uns anos estava a falar com um colega francês – Jean Philippe Vassal – e ele contava-me que tinha sido convidado pela Região de Poitiers para estudar hipóteses de habitação sem seguir regulamentos. Muitas vezes os regulamentos e os hábitos acabam por limitar as possibilidades de encontrar soluções verdadeiramente intensas.
    Falta elasticidade nos regulamentos?
    Falta uma certa elasticidade e por outro lado, há naturalmente neste momento um ataque furioso dos turistas e novos residentes em relação a Lisboa, que faz com que muitos habitantes se sintam excluídos do centro da cidade. É preciso combater essa “gentrificação”, com a promoção pública de habitação social e  não-social, comum e de qualidade, dentro deste espaço que é a Grande Lisboa.
    Como disse anteriormente, vê o Estuário do Tejo como uma área interessante e, aliás, explora-a com regularidade a nível académico. O que é que lhe falta para se tornar apetecível?
    A zona é extremamente apetecível. Repare, o arqueólogo Cláudio Torres chama ao Estuário do Tejo o “nosso pequeno mediterrâneo” e se olharmos para o que já existe percebemos que é extremamente interessante e que não é difícil estabelecer novas ligações e tornar tudo mais interactivo.
    Está a falar de uma rede de transportes?
    Não sei se é uma rede de transportes, mas imagino que possam criar-se mais ligações fluviais, pôr tudo o que existe a funcionar. Passa pela criação de uma série de regras que tornem tudo mais acessível.
    Voltando ao centro da cidade, Lisboa está a reabilitar-se em bloco mas parece que na palavra Reabilitação cabe um pouco de tudo. Onde começa e acaba a Reabilitação?
    Qualquer intervenção em que as condições dos edifícios, das áreas da cidade e do espaço público melhoram, pode ser considerada Reabilitação. Pode ser necessário estabelecer prioridades em relação a investimentos. Os privados definem as suas prioridades e o público – quer o Governo quer a Câmara terão de as definir também.
    Mas Reabilitação e Regeneração tratam a mesma coisa?
    Podemos reabilitar o construído sem regenerar a cidade…Regenerar é repor em funcionamento qualquer coisa que já teve uma certa vitalidade. Reabilitar pode ser só reconstruir edifícios de uma forma mais ou menos correcta, mas sem ter em linha de conta as possibilidades de utilização e de transformação que isso possa implicar.
    No projecto para o Campo das Cebolas reintroduziu materiais que foram encontrados durante as escavações. Para além do lado histórico existe, neste caso, um prolongamento do ciclo de vida dos materiais. Esta é uma ideia/conceito que lhe faz sentido?
    Sim. Sempre que fazemos qualquer intervenção estamos a partir de uma situação dada, com uma série de existências e a transformá-la. Esse processo de transformação, pode ter uma aparência radical, mas prefiro que seja mais suave, que se consigam incorporar elementos que já existem – pedras, sítios, ideias -, e transformar só o que é necessário. Foi isso que aconteceu!
    Assusta-o – por exemplo no caso do Terminal de Cruzeiros que é uma obra com grande visibilidade e uma porta de entrada na cidade – a ideia de ser um objecto que se vai estender no tempo, ficar, envelhecer, estar associada a uma mudança na cidade. É um acto de coragem assumir um compromisso destes?
    Sim, é preciso ter coragem para ser arquitecto de uma forma geral. Neste caso concreto, quando as obras são antecedidas de um Concurso Público Internacional, quando, como neste caso, o projecto tem a unanimidade do júri e depois ainda se prolongou no tempo a sua conclusão, tudo isso criou um período dilatado durante o qual as imagens dos edifícios foram publicadas e estiveram expostas. Portanto houve a possibilidade de existirem críticas e pontos de vista diferentes durante esse tempo, durante a obra e agora desde que terminou. E na verdade não apareceram grandes críticas o que me deixa relativamente descansado. Se aparecessem teria de as enfrentar. Creio que a recepção corresponde a uma certa consensualidade. O aspecto que preocupa mais toda a gente desde o princípio e a mim também, mas transcende um pouco o que os arquitectos podem fazer, é o impacto no trânsito naquele ponto que já tinha problemas antes. No entanto, esse é um problema genérico da cidade que não se resolve ali especificamente. O Terminal de Cruzeiros de Lisboa é uma obra feliz, desde o concurso pensei o projecto em nome da cidade em vários aspectos. Foi o edifício mais pequeno a aparecer no concurso –cingi-me ao programa que estava em cima da mesa -, era o que tinha menos áreas climatizadas – as pessoas sempre que possível saem para o exterior, o que torna o edifício mais leve em termos energéticos -, desde o princípio que a  proposta era a de que fosse enquadrado num parque urbano verde tão público quanto possível e contempla também dois aspectos que acho interessantes: um percurso público autónomo até à cobertura, que funciona como um miradouro do qual se pode desfrutar uma vista maravilhosa. A meio caminho desse percurso, uma cafetaria com uma esplanada. Estes pontos e um certo comedimento volumétrico em relação à cidade, que não corta vistas instituídas e que tem uma presença relativamente discreta, que não se impõe excessivamente, resultou muito bem.
    Foi também um projecto onde ensaiou uma nova solução construtiva.
    Sim, o betão com cortiça.
    Já tinha pensado nesta possibilidade por outras razões, porque queria construir edifícios em betão de forma que tanto no interior como no exterior se pudesse ver o betão. Para isso, o betão tem de isolar termicamente e esta adição da cortiça permite fazer isso. Para além disso, este betão é estrutural, tem uma resistência  bastante razoável e tem capacidade de isolamento, o que permite fazer esse tipo de edifício. A ideia de explorar o betão surgiu, mais concretamente, porque os engenheiros de estruturas chegaram à conclusão que as duas fachadas – do lado do rio e do lado da cidade-, tinham de ser aligeiradas e eu nunca tinha imaginado que o edifício pudesse ter essa “fragilidade”. As fundações já estavam feitas quando foi lançado o concurso e estavam no limite de carga. Então pensei que era bom tentar encontrar um betão que fosse mais leve e que permitisse dar rigidez estrutural àqueles dois alçados, dentro da capacidade de carga que as fundações já tinham. Este betão tem 40% menos de massa e imensa resistência.
    É importante essa experimentação em projecto?
    Eu já fiz várias avarias deste género, mas não é uma coisa que procure, acontece quando acho que é importante do ponto de vista do projecto. Em 1995, quando comecei a fazer o projecto do Pavilhão do Conhecimento, não existiam praticamente edifícios em betão branco à vista e na altura muita gente dizia que era uma loucura estar a fazê-lo. Mas achei o desafio interessante e está impecável do ponto de vista do betão. Ninguém acreditava que o betão se iria manter com aquele aspecto durante 20 anos.
    O que é que lhe agrada tanto no betão?
    É muito difícil fazer um reboco decente, normalmente caem. A imagem que temos das construções de meados e princípios do século passado é bastante má porque já conhecemos os edifícios com os rebocos caídos, sempre achei isso uma grande fraqueza. Então pensei que se não houvesse reboco, seria uma forma mais sólida e directa de construir. Mais tarde descobri um material que é uma espécie de estuque para exterior que usei muitas vezes – por exemplo no plano suspenso do Palácio de Belém -, que realmente é um material extraordinário e que ultrapassa essas dificuldades, o que desdramatizou a questão do reboco. Sempre quis fazer edifícios relativamente simples, quase pele e osso, a estrutura interessa-me sobremaneira e procuro-a completamente visível ou revestida, mas de uma maneira que seja durável e não muito dispendiosa.
    Pegando no Pavilhão do Conhecimento de que falou, assinala-se este ano os 20 anos da Expo’98. Um projecto considerado “uma reabilitação urbana sem precedentes em Portugal” e uma “referência internacional”. Do ponto de vista urbanístico, acha que evoluiu bem?
    Acho que sim, que está em desenvolvimento e tem uma grande capacidade de atracção. A continuidade que existiu entre a Expo’98 e o período posterior é, caso único. Acho que é um êxito.
    E comemoram-se também os 10 anos do Museu do Oriente…
    É verdade. O projecto não é completamente meu, a obra já estava a decorrer e eu participei no concurso para que fui convidado para a zona museológica e depois pediram-me ajuda para equilibrar tudo e, chegar com a obra, que estava um pouco atrasada, a bom porto. Devo dizer que foi um projecto que gostei muito de fazer, mas não posso dizer que foi em todos os casos um projecto e uma obra minha.
    A zona das exposições acho que resultou muito bem, com uma série de decisões que foram ao encontro do que existia e não se podia por em causa, e que no fim potenciou tudo.
    A primeira vez que lá fui, antes da intervenção, parecia que estava a visitar um subterrâneo, porque não tem janelas e era muito misterioso, os espaços, que tinham sido câmaras frigoríficas, estavam todos revestidos de cortiça. Era muito intenso! Consegui manter a atmosfera que valoriza a visibilidade dos objectos e obras de arte.
    Em 2008 venceu o Prémio Pessoa e este ano – dez anos depois – foi entregue a Manuel Aires Mateus. O facto de a Arquitectura voltar a ser reconhecida com um prémio que é atribuído pela sociedade, é um bom sinal?
    Na altura em que recebi o Prémio, disse precisamente que ficava particularmente feliz  por sentir que era uma distinção dada pela sociedade, representada no júri e isso é muito positivo. Por um lado é importante a relação com a sociedade, mas também o que os arquitectos pensam uns dos outros. São apreciações entre pares! A sociedade é sempre o objectivo final.
     
    A Arquitectura é um reflexo político, social e económico de um País. À luz disso o que se pode dizer do Portugal de hoje?
    Hoje Portugal está na moda, recebe inúmeros prémios e em muitos aspectos está na vanguarda. Esperemos que isso se verifique também em relação à arquitectura.
     
    Sobre o autorAna Rita Sevilha

    Ana Rita Sevilha

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    Curadores Open House Lisboa 2024 (Sandra Marques Pereira e Alexandre Marques Pereira ©Hugo David)

    Arquitectura

    “A participação da sociologia na arquitectura não se esgota na ‘humanização’ desta última”

    Arranca este fim-de-semana, 11 e 12 de Maio, a 13ª edição do Open House Lisboa. Perceber as transições do edificado e a forma como se interligam com o espaço urbano é o tema deste ano que, através de 74 espaços, percursos por diferentes bairros e passeios sonoros convidam a conhecer a cidade

    Cidália Lopes

    Sandra e Alexandre, irmãos, socióloga e arquitecto, são os curadores desta edição. A partir dos ‘Híbridos das Transições’ propõem-se a evidenciar esta dinâmica quanto à arquitectura dos edifícios, dos seus materiais, estilos, modos de construção, da organização e tipo de espaços, como das pessoas que os ocupam e que percorre diferentes épocas e correntes

    O programa deste Open House é eclético e também abrange diferentes épocas e correntes, da arquitectura barroca, ilustrada pela imponente igreja conventual de Santa Catarina implantada na calçada do Combro, a exemplos neo-clássicos como o Palácio do Grilo, ao contemporâneo, que é um dos pratos fortes desta iniciativa anual.

    Em suma, é a oportunidade de explorar desde reabilitações a construções novas como é o caso do edifício The One do Eduardo Souto Moura, entre muitas outras estreias.

    Como comissários do Open House Lisboa como surgiu o tema deste ano?
    Os Híbridos das Transições é o conceito que dá a conhecer uma característica das transformações – sociais, urbanas, arquitectónicas, entre outras – que não é facilmente percebida, ou valorizada pelas pessoas. Normalmente pensamos nas transformações como cortes entre um antes e um depois, entre uma coisa e outra, e não é bem assim.

    A mudança faz-se de misturas múltiplas de elementos novos e de outros que lhe são anteriores e portanto, o objectivo é despertar a sensibilidade das pessoas para perceber a complexidade das mudanças, contextualizar e pensar sociologicamente as mudanças na arquitectura e na cidade e vice-versa.

    A participação da sociologia na arquitectura não se esgota na “humanização” desta última, prende-se com o entendimento das condições sociais de produção, humanização e consumo/apropriação da arquitectura e do urbanismo.

    De certa forma, este tema é um olhar complementar e mais abrangente ao tema da Revolução que seria o tema mais óbvio em 2024. A Revolução mudou o regime político de um dia para o outro, trouxe a liberdade e um conjunto de debates e questões até então silenciados. Mas, a generalidade das mudanças, dos valores às condições de vida, demoraram outro tempo e portanto houve um longo período de maturação e, claro, de transições, intrinsecamente híbridas.

    “O objectivo é despertar a sensibilidade das pessoas para perceber a complexidade das mudanças, contextualizar e pensar sociologicamente as mudanças na arquitectura e na cidade e vice-versa”

    Enquanto dupla relacionada com a Sociologia e Arquitectura consideram que conseguem dotar a iniciativa de uma perspectiva mais humanizada?

    Na realidade a arquitectura, apenas existe, enquanto obra para abrir diversas possibilidades, para tentar melhorar a vida dos homens e mulheres, seja nos seus sonhos, vidas e aspirações, seja enquanto seres únicos e individuais, ou seja enquanto comunidades de pequena e grande escala, num qualquer espaço e território.

    A arquitectura sempre funcionou como uma resposta às mudanças do tempo e da sociedade, e por vezes, dentro da sua natureza e limitações, abriu outras possibilidades, para a vida colectiva e privada, sempre foi assim, com diversos tempos e modos e, sempre haverá de ser algo assim.

    De que forma estas ‘transições’ são uma forma de expressão das próprias cidades? De que ‘transições’ falamos?

    Nesta 13ª edição do Open House, propomos evidenciar as transições em múltiplas dimensões: primeiro na dimensão física, ao nível da arquitectura dos edifícios, dos seus materiais, estilos, modos de construção, da organização e tipo de espaços/compartimentos, em segundo nas suas funções e apropriações; ao nível dos espaços públicos e das ruas, das actividades económicas (comércio, serviços, etc.), dos seus pavimentos, da vegetação ou da sua ausência, do equipamento, das formas de mobilidade; e, por fim, ao nível das vivências de ambos, do tipo de pessoas que os ocupam, usam, habitam, frequentam, como e quando o fazem.

    De que período retrata a Open House e que edifícios são mais exemplificativos desta transição?
    O programa deste Open House é eclético e também abrange diferentes épocas e correntes, da arquitectura barroca, ilustrada pela imponente igreja conventual de Santa Catarina implantada na calçada do Combro, a exemplos neo-clássicos como o Palácio do Grilo, ao contemporâneo, que é um dos pratos fortes desta iniciativa anual.

    Em suma, é a oportunidade de explorar desde reabilitações a construções novas como é o caso do edifício The One do Eduardo Souto Moura, entre muitas outras estreias.

    A nossa selecção mostra diferentes abordagens nesta transição, desde habitações reabilitadas ou construídas em espaços que já foram outra coisa, a edifícios obsoletos com múltiplos destinos possíveis, a novos conjuntos habitacionais construídos em vazios urbanos centrais, a edifícios e equipamentos públicos reabilitados para novas actividades, a conventos, mosteiros e palácios que ao longo da sua existência tiveram inúmeras utilizações, mostrando a plasticidade funcional destas construções e a sua adaptabilidade às necessidades, mais ou menos espontâneas, do tempo e por fim percursos por zonas escondidas e expectantes que mantêm vestígios de uma Lisboa muito pouco urbana ou pelas “traseiras” de bairros que concentravam manufacturas e pequena indústria e que hoje compatibilizam habitação, ateliers, galerias, espaços de culto, entre outros.

    “A selecção mostra diferentes abordagens nesta transição (…) mostrando a plasticidade funcional das construções e a sua adaptabilidade às necessidades, mais ou menos espontâneas (…) de uma Lisboa muito pouco urbana ou pelas “traseiras” de bairros que concentravam manufacturas e pequena indústria e que hoje compatibilizam habitação, ateliers, galerias, espaços de culto, entre outros”

    Continuamos a assistir todos os dias a estas mudanças. De que forma  podemos enquanto sociedade aprender com essas transições que já aconteceram?
    Desde que a Humanidade e as diversas comunidades, deixaram a sua condição nómada, e começaram a fixar-se  num qualquer lugar, criando as suas raízes, misturando-se com outros povos e culturas. Com o passar do tempo a sociedade, as suas aspirações, desejos e motivações se foram alterando e se modificando, também de vários modos e tempos os seus habitats e cidades, refletiram essas transformações e transições, cada uma à sua própria maneira, no seu tempo e espaço.

    Mas o nosso foco é sobretudo as transições em curso ou em potencial, o que já está em processo de mudança ou que está na iminência de mudar e que estimula sentimentos variados, por vezes mistos: da antecipação da nostalgia à antevisão de cenários futuros face aos quais podemos sentir apreensão, entusiasmo, curiosidade.

    Além da componente do edificado, de que forma o conceito apresentado se relaciona com os espaços públicos?
    Na realidade, os factos arquitectónicos estão sempre relacionados directa, ou indirectamente com os factos urbanos, na medida em que, mesmo uma pequena obra particular, afecta o espaço público onde está inserida e vice-versa, seja uma rua, uma praça, um jardim ou um largo,  formando uma identidade própria, nem que seja pelo conjunto do seu impacto visual, estético, funcional, e aberto a diversas formas e possibilidades de relacionamentos, económicos, sociais e outros, ao serviço de uma qualquer comunidade.

    O conceito do Open House Lisboa 2024 é muito visível no edificado, nos conjuntos urbanos e espaços públicos, como ilustrado nos percursos urbanos e no percurso sonoro em que a Filomena Silvano nos guia por ruas e praças de uma das zonas mais cosmopolitas da cidade. Não escolhemos espaços públicos específicos, mas o conceito é ainda mais aplicável a esses contextos: um exemplo muito bom é a Alameda, um espaço lúdico para os mais diversos tipos de pessoas (nacionais e estrangeiras) como actividades (espectáculos, piqueniques, jogos, etc.) e um espaço político, por excelência, onde ocorrem inúmeras manifestações.

    De que forma vai ser estruturada a iniciativa em termos de percursos e quantos edifícios vão constar na iniciativa?

    Participam generosamente 74 espaços, das quais 39 são estreias, o que é uma percentagem elevada. No festival, mantém-se três tipos de visitas: livres em que as pessoas descobrem os espaços à sua maneira, sem um percurso delineado; as visitas acompanhadas pelo voluntariado formado para esta missão, tendo uma forte participação de estudantes de arquitectura e as visitas por especialistas que se convidam dado a sua afinidade com o lugar.

    Adicionalmente, temos cinco percursos pela cidade, feitos ao ar livre. A pé, convidamos a explorar Alvalade, Telheiras, Arroios, Beato e Marvila tendo diversas distâncias. Criou-se também um passeio sonoro que as pessoas podem fazer quando bem entenderem, e que enriquece a colecção de 11 episódios.

    Depois há, ainda, o programa paralelo que inclui actividades ludico-pedagógicas para as famílias, visitas sensoriais apoiadas por maquetas 3D, entre outros eventos.

    Destaca-se, também, a call de visual stories que pretende reunir uma diversidade de olhares sobre a acessibilidade e a inclusividade dos exemplos de arquitectura que se incluíram. Podem ser fotografias, desenhos, vídeos, ilustrações, animações. As candidaturas estão abertas até 11 de Junho e das propostas seleccionadas nascerá uma exposição e uma publicação que revela um conjunto de visões de quem visita os Open House pela Europa fora.

    Bio

    Sandra Marques Pereira é doutorada em Sociologia pelo ISCTE (2010) com a tese “Casa e mudança social: uma leitura das transformações da sociedade portuguesa a partir da casa” que teve dois prémios de melhor tese de doutoramento (IHRU 2011 e André Jordan 2012) e foi publicada pela Caleidoscópio (2012, 2016). Também o livro “Visite o andar modelo. 30 anos de publicidade de imobiliário” resultou da tese. Investigadora do ISCTE, DINÂMIA’CET, no grupo de pesquisa Cidades e Territórios. Entre 2013 e 2023 foi Professora convidada do Mestrado Integrado de Arquitectura (disciplina Sociedade e Arquitetura) do ISCTE. Colaborou como docente no Doutoramento Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos (ISCTE-IUL). Entre 2013 e 2019 foi oradora convidada do Master in Collective Housing da Universidad Politecnica de Madrid – Escuela Tecnica Superior de Arquitectura. É co-coordenadora do WG Southern European Housing do European Network for Housing Research. Participou em vários projectos FCT sobre habitação. Actualmente é investigadora responsável do projecto “SIZA_3CITY – A habitação colectiva de Álvaro Siza: projetos, contextos e vivências (Porto-Lisboa-Nova Iorque)” financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

    Alexandre Marques Pereira, entra em 1981 para a ESBAP (Escola Superior de Belas Artes do Porto), licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa em 1986. Trabalhou no atelier do arquitecto Manuel Tainha de 1986 até 1996, altura em que abre um atelier próprio, sendo que em 2009 abre a empresa Alexandre Marques Pereira – Arquitectura, que entre 2017 e 2022 esteve associada ao gabinete Saraiva + Associados, com diversos projectos e obras construídas e em construção como arquitecto responsável e coordenador, nas áreas da habitação individual e colectiva, dos equipamentos públicos, bibliotecas, escolas, galerias de arte, ou da reabilitação em geral.

    Participou desde 1998 até 2002 como representante da O.A. na organização Europan Europe para concursos de Arquitectura para jovens arquitectos europeus.

    É docente na Universidade Lusíada de Lisboa, desde 1993, como Professor de Projecto. Foi Visiting Professor em 2006 na Universidade de Auburn, Alabama, nos EUA. Em Julho de 2012 termina o Doutoramento em Arquitectura (na área de Projecto) na Universidade Lusíada de Lisboa, sobre “As relações e contaminações, entre a Arquitectura Moderna do Norte e do Sul da Europa”. Desde 2012 é o representante da Universidade Lusíada no Concurso Pladur, concurso internacional para estudantes universitários de Arquitectura da Península Ibérica.

    Sobre o autorCidália Lopes

    Cidália Lopes

    Jornalista
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    Arquitectura

    Gulbenkian recebe exposição sobre Siza Vieira

    Com curadoria do espanhol Carlos Quintáns Eiras, a mostra, que reúne material original, desenhos, plantas de trabalho e plantas finais, fotografias, peças de design, estará patente de 17 de Maio a 26 de Agosto

    CONSTRUIR

    A Fundação Gulbenkian recebe, de 17 de Maio a 26 de Agosto, uma exposição dedicada a Álvaro Siza Vieira. Tendo como centro da reflexão o papel do desenho na obra de Siza Vieira, a exposição ‘Siza’ reúne material original, desenhos, plantas de trabalho e plantas finais, fotografias, peças de design, bem como obras de artistas que compõem a “constelação de referências pessoais, artísticas e profissionais daquela que é uma das mais importantes figuras da história da arquitectura em Portugal e um dos grandes nomes vivos da arquitectura e urbanismo moderno no mundo”.

    Com a curadoria do também arquitecto, crítico e curador espanhol Carlos Quintáns Eiras, responsável pelo Pavilhão de Espanha na Bienal de Veneza em 2016 e vencedor do Leão de Ouro, a exposição ambiciona “cobrir todos os aspectos criativos da carreira de Siza”, destaca.

    Para o efeito, o curador irá recorrer aos arquivos depositados na Fundação de Serralves, no CCA – Canadian Centre for Architecture, no centro britânico Drawing Matter, bem como na Fundação Calouste Gulbenkian e no próprio atelier do arquitecto.

    A realização da mostra conta, ainda, com Zaida García-Requejo, como curadora assistente e com o apoio de Lorena Fernández Pabst e Noemí Cuba Alvariño, assim como projecto gráfico de José Albergaria.

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    Credito: DR

    Arquitectura

    Arquitecto Costa Cabral dá nome a Escola do Castelo

    Proposta foi apresentada pelo executivo camarário que, assim, pretende homenagear aquele que foi o autor da Escola Básica do Castelo, construída entre 1970 e 1972

    CONSTRUIR

    A Câmara Municipal de Lisboa vai propor a classificação como património municipal da Escola Básica do Castelo, bem como a alteração da sua denominação para Escola Arquiteto Bartolomeu da Costa Cabral, em homenagem a uma das mais importantes referências da arquitectura portuguesa, que morreu no passado dia 20 de Abril, em Lisboa. A iniciativa, apresentada pelo executivo, foi anunciada na última reunião pública do Município.

    Bartolomeu d’Albuquerque da Costa Cabral, nascido em Lisboa a 8 de Fevereiro de 1929, diplomou-se na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (actual Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa), onde foi professor, tendo desenvolvido uma carreira que ficou ligada ao designado ‘movimento moderno’ da arquitectura portuguesa.

    Foi autor do projecto da Escola Básica do Castelo, construída entre 1970 e 1972, uma das suas primeiras obras, revelando uma “arquitectura para a vida moderna”, motivada por uma “constante preocupação funcional”.

    Aquando da sua morte, Bartolomeu Costa Cabral estava plenamente envolvido na requalificação desta escola municipal, integrando a equipa vencedora do recente concurso público de projecto em conjunto com o arquitecto Gonçalo Byrne.

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    Ed Baker e Stuart Rough

    Arquitectura

    Stuart Rough assume liderança criativa da Broadway Malyan a nível global

    Depois de quatro mandatos enquanto Chairman da empresa global de arquitectura, urbanismo e design Broadway Malyan, Stuart Rough acaba de iniciar novas funções como global head of architecture. Esgotando o ciclo máximo de mandatos executivos previsto, o premiado arquitecto assume, agora, a liderança global da Broadway Malyan a nível criativo e continua com um papel especialmente activo no escritório de Lisboa, que fundou em 1996 e onde continua baseado

    CONSTRUIR

    O estúdio em Lisboa foi o primeiro passo da internacionalização da Broadway Malyan, ganhando vida pela mão de Stuart Rough e Margarida Caldeira. Com quase 30 anos de trabalho em Portugal, a Broadway Malyan tem assinado alguns dos projectos mais emblemáticos de arquitectura, urbanismo e arquitectura paisagista do país, como o Porto Office Park, o WOW, o Fábrica 1921, o Monumental, ou o BPI All in One, entre outros.

    “Foi uma honra liderar os destinos da Broadway Malyan durante 13 anos, algo que nunca imaginei quando me juntei à empresa em 1987, ainda um jovem arquitecto. Apreciei imenso o tempo que passei enquanto Chairman e sempre serei grato a todos os colegas que me apoiaram ao longo dos anos e que permitiram que, juntos, trabalhássemos incansavelmente para fazer da Broadway Malyan a melhor empresa que poderia ser”, afirma Stuart Rough. “Estou desejoso de poder orientar os nossos talentosos designers em todos os estúdios da empresa e desempenhar um papel importante de garantir que o nosso compromisso com a excelência continua a ser o fundamento de tudo o que fazemos, quer em Portugal quer nos outros países”, acrescenta o arquitecto.

    A nível executivo, inicia-se um novo capítulo na história da Broadway Malyan, sedeada em Londres, e que passa a ser liderada por Ed Baker. O novo Chairman global do grupo tem como objectivo acelerar o crescimento da empresa, particularmente nas regiões do Reino Unido, Médio Oriente, Extremo Oriente, África e Índia, onde a escassez de habitação, uma demografia em profunda mudança e a crescente necessidade de combater as alterações climáticas estão a exigir soluções cada vez mais inovadoras.

    A nova estrutura directiva pretende continuar a consolidar a reputação da Broadway Malyan enquanto referência de excelência e sustentabilidade em projectos de larga escala quer a nível de arquitectura quer de masterplanning em todo o mundo.

    Enquanto Chairman, Stuart Rough teve um papel essencial na expansão da empresa para Espanha, China e Singapura, bem como no desenvolvimento de vários projetos premiados em Portugal. Stuart assume agora um papel de guardião da qualidade do design da Broadway Malyan, acompanhando e supervisionando o trabalho criativo de arquitectura, especialmente em projectos de uso misto de grande escala em todo o mundo. Assume ainda a mentoria de talento na rede global da empresa.

    Já o novo Chairman conta com quase duas décadas de experiência em Singapura, bem como noutros mercados internacionais. Tem liderado projectos icónicos e sustentáveis em todos os escritórios da Broadway Malyan, entre os quais se incluem o masterplanning para um novo hub de saúde em Singapura, a regeneração de um antigo bairro red light na Indonésia e um projecto de planeamento urbano para combater a falta de habitação em Banguecoque. Continuará a trabalhar internacionalmente e trará a mais-valia da sua experiência para os projectos do Reino Unido.

    Sobre as mudanças em curso Ian Apsley, CEO da Broadway Malyan, destaca “a abordagem visionária do Ed e a sua experiência de raiz em urbanismo e master planning são uma mais-valia para o nosso objectivo de fazer crescer os serviços core de master-planning, arquitectura, paisagismo e interiores. A sua liderança e perspectiva serão cruciais quer para a sede de Londres quer para os estúdios da Broadway Malyan em todo o mundo, à medida que nos adaptamos a uma arquitectura sempre em evolução”.

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    Ordem lança livro sobre os “50 anos de arquitectura no Portugal Democrático”

    ’50_25 Arquitectura em Democracia | OA’ foi produzido pelo Conselho Diretivo Nacional da OA e reúne os discursos de tomada de posse dos presidentes da Associação dos Arquitectos Portugueses e da Ordem dos Arquitectos

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    A Ordem dos Arquitectos (OA) continua as suas comemorações sobre os 50 anos do 25 de Abril e os 25 anos da Ordem dos Arquitectos com o lançamento do livro ’50_25 Arquitectura em Democracia | OA’. Produzido pelo Conselho Diretivo Nacional (CDN) da OA, o livro reúne os discursos de tomada de posse dos presidentes da Associação dos Arquitectos Portugueses e da Ordem dos Arquitectos, homenageando aqueles que exerceram a presidência desta casa em democracia. A apresentação decorrerá na sede da OA, em Lisboa, esta quarta-feira, 8 de Maio, a partir das 18h30.

    Seguir-se-á uma ‘Conversa(s) em Democracia’, moderada pela responsável da edição e membro do CDN, Sofia Aleixo, com os presidentes da original Associação dos Arquitectos Portugueses (AAP) e da sequente Ordem dos Arquitectos que responderam a este convite: Francisco Silva Dias, Helena Roseta, José Manuel Pedreirinho, Gonçalo Byrne e o actual presidente Avelino Oliveira. Luísa Teotónio Pereira e Sara Quintanilha estarão em representação de Nuno Teotónio Pereira e de Olga Quintanilha.

    Participará também Francisco “Pitum” Keil do Amaral, que elaborou um cartoon expressamente para esta edição comemorativa do 25 de Abril e dos Arquitectos. Este cartoon está centrado no efémero tempo do programa estatal de construção de habitações SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local).

    Através discursos e notícias de tomada de posse dos presidentes em democracia poderá traçar-se o papel crucial da Arquitetura no Portugal democrático, a construção de habitação no tempo do SAAL, que permanecem, a entrada na então Comunidade Económica Europeia (CEE) e a modernização do País, em simultâneo com uma profissão crescente em número de arquitectos e valorização internacional, mas que respondeu a desafios, como os baixos honorários e a saída para o estrangeiro.

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    Focus Group desenha novo parque de estacionamento de Entrecampos

    Com um investimento de 16 M€, o edifício tem três núcleos verticais de acesso pedonal pelo jardim, entrada e saída de veículos pelo Piso 0 e é composto por cinco pisos enterrados com capacidade total de 586 lugares de estacionamento

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    O parque de estacionamento subterrâneo do loteamento de Entrecampos, um investimento na ordem dos 16 milhões de euros, encontra-se em fase avançada de construção, numa obra a cargo do Grupo Casais. Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa sublinhou esta terça-feira, dia 7 de Maio, na apresentação do projecto que “este não se destina apenas aos moradores mas a todos aqueles que o queiram utilizar e assim tirar mais carros do centro da cidade”

    Com projecto do Focus Group, que venceu o concurso público promovido pela Lisboa Ocidental SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana, o novo  parque de estacionamento conta com 18.920 metros quadrados (m2) de área de construção e terá uma cobertura “verde” destinada um jardim que servirá como elo entre os edifícios que integram o loteamento.

    Segundo o Focus Group, “pretendeu-se apresentar uma solução para o estacionamento público desta zona de modo a servir as necessidades dos serviços, comércio e habitações locais existentes e previstas”, para além da sua proximidade a vários polos da Universidade de Lisboa.

    O edifício tem três núcleos verticais de acesso pedonal pelo jardim, entrada e saída de veículos pelo Piso 0 e é composto por cinco pisos enterrados com capacidade total de 586 lugares de estacionamento.

    O jardim previsto para o Loteamento das Forças Armadas ocupa no seu total uma área de cerca de 10 mil m2, distribuídos, de forma mais ou menos equitativa, entre a cobertura do parque de estacionamento e o espaço, a nascente, entre este e os edifícios de Habitação de Renda Acessível (PRA).

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    Álvaro Siza homenageado pelo Comité Internacional de Críticos de Arquitectura

    A iniciativa acontece a 6 de Maio na Fuindação de Serralves, no âmbito no âmbito da programação paralela comissariada pelo arquitecto António Choupina para a exposição C.A.S.A.

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    A homenagem a Álvaro Siza, promovida pelo Comité Internacional de Críticos de Arquitectura (CICA), terá lugar na Fundação de Serralves, esta segunda-feira, dia 6 de Maio, pelas 19 horas, no âmbito da programação paralela comissariada pelo arquitecto António Choupina para a exposição C.A.S.A. (Colecção Álvaro Siza, Arquivo).

    Em Outubro, na sequência das Conferências Internacionais sobre o Poder e o Dever da Crítica Arquitectónica (2021), Definindo Qualidade Arquitectónica (2022) e Arquitectura como Crítica Construída (2023), realizar-se-á online a conferência de 2024 “Entre Autonomia e Comprometimento”, que procurará reconhecer as contribuições de Álvaro Siza e Denise Scott Bown neste campo.

    Esta homenagem contará com uma introdução de Wilfred Wang, presidente do CICA, que de seguida conversará com Ana Tostões, presidente da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) e membro da CICA e Álvaro Siza que descreverá o seu projecto favorito de modo a responder às questões: Deve um edifício ser um mundo em si mesmo? Ou deve antes relacionar-se com o contexto? Os melhores edifícios conseguem ambos: criar uma ordem e linguagem próprias, enquanto dialogam e dão forma à envolvente?

    O CICA foi fundado em 1978, durante o 13º Congresso Mundial da União Internacional de Arquitectos (UIA), por Pierre Vago, Bruno Zevi, Max Blumenthal, Mildred Schmertz, Blake Huges, Jorge Glusberg, Louise Noëlle e Julius Posener, entre outros.

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    Grupo Navarra apresenta soluções para uma arquitetura mais sustentável

    A utilização do alumínio na arquitetura tem-se destacado como a opção mais sustentável para a construção, garantindo mais eficiência energética e acústica nos edifícios.

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    A Associação Europeia do Alumínio, European Aluminium´s 2050, refere o potencial da reciclagem do alumínio, nos vários setores, para evitar toneladas de emissões de CO2 até 2050 e diminuir a dependência de importações na Europa.

    O alumínio é um material amplamente utilizado na arquitetura devido às suas propriedades únicas (leveza, durabilidade e resistência à corrosão), o que o tornam ideal para uma variedade de aplicações, desde estruturas de grandes edifícios até detalhes arquitetónicos. Além disso, o alumínio pode ser facilmente moldado, permitindo a criação de designs inovadores e personalizados.

    Conheça as soluções navarra para arquitetura:

    Os sistemas de alumínio Navarra contribuem para construções sustentáveis, apresentando soluções versáteis e funcionais para uma variedade de aplicações:

    1. Sistemas de fachadas de alumínio e vidro. Existem vários tipos de fachadas que podem ser aplicadas nos mais variados projetos arquitetónicos de reabilitação ou de arquitetura contemporânea.
    2. Janelas e portas: O alumínio é amplamente utilizado na fabricação de janelas e portas devido à sua leveza, resistência e durabilidade. Os sistemas de alumínio oferecem diferentes gamas de estilos, tamanhos e acabamentos, permitindo a personalização para cada projeto.
    3. Sistemas de claraboias: O alumínio é utilizado em sistemas de cobertura através da fabricação de claraboias, por serem leves e de fácil instalação.
    4. Revestimentos e ventilação de espaços: O alumínio também é bastante utilizado como revestimento em fachadas e em espaços onde são necessárias áreas de arejamento.
    5. Guarda-corpos, divisórias, elementos mobiliários e arquitetónicos: A versatilidade do alumínio permite que seja aplicado a uma ampla variedade de produtos.

    O alumínio desempenha um papel significativo na arquitetura e na construção sustentável, oferecendo benefícios como eficiência energética, durabilidade, leveza, versatilidade e reciclabilidade. Ao utilizar o alumínio de maneira consciente e responsável, é possível contribuir para a redução do impacto ambiental da indústria da construção.

     

    SOLUÇÕES NAVARRA INTEGRAM PROJETOS INOVADORES E SUSTENTÁVEIS – UNUS HOUSE – CONSTRUÇÃO MODULAR

    Protótipo do modelo de Construção Modular UNUSHOUSE

     

    Fundada pelo arquiteto Jaime Silva, a marca Unus House patenteia uma Tecnologia Construtiva Modular Pré-Fabricada, baseada nos princípios e necessidades da Construção Industrializada, Sustentável e Evolutiva, que apresenta edifícios com necessidades energéticas quase nulas, nZEB – near Zero Energy Building.

    Conheça na integra este projeto

    A Navarra foi a chave deste processo, na diferenciação relativamente aos demais sistemas construtivos que existem no mercado e no mundo que tem a ver com a forma como encaixamos e desencaixamos, montamos e desmontamos é esse o segredo da Unus House”.  Arqtº Jaime Silva

    Com esta Tecnologia, os edifícios modulares alinham-se com o conceito de construção sustentável, dado que entram na Economia Circular, garantem a redução de resíduos associado a soluções e materiais sustentáveis, com a possibilidade de separação em fim de vida, sendo ainda possível serem reutilizados em novas construções e reintegrados no novo ciclo de produção como matéria-prima.

    As cidades são as grandes responsáveis pelo consumo de materiais, água e energia, recursos fundamentais para a habitabilidade humana. Sendo o alumínio um produto verde e da economia circular, tem um papel determinante na construção civil e na arquitetura sustentável.

    Casa em Felgueiras

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    Andreia Teixeira, head of Project Management do Grupo Openbook

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    Andreia Teixeira assume cargo de Project Management do Grupo Openbook

    Esta contratação visa “reforçar a coordenação, gestão de recursos e riscos, bem como a monitorização e controlo de projectos” dentro da empresa

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    Andreia Teixeira é a mais recente contratação do Grupo Openbook para o cargo de head of Project Management. Com uma formação sólida em arquitectura e uma vasta experiência na gestão e coordenação de projectos, planeamento e desenvolvimento urbanístico, vem fortalecer a capacidade interna de gestão de projectos, em resposta ao crescimento contínuo do Grupo e à expansão do seu portfólio de projectos em curso, de grande dimensão.

    Esta contratação visa reforçar a coordenação, gestão de recursos e riscos, bem como a monitorização e controlo de projectos dentro da empresa. Além disso, alinha-se com a estratégia definida pela Openbook, que visa a melhoria contínua da eficiência, qualidade e produtividade.

    “A contratação de Andreia Teixeira é um passo significativo para fortalecer a nossa capacidade de gestão de projectos. A sua experiência e expertise serão inestimáveis para aprimorar as nossas operações e alcançar os nossos objetivos estratégicos”, justifica Rodrigo Sampayo, partner do Grupo Openbook.

    Além da contratação de Andreia Teixeira, o Grupo Openbook também anunciou a chegada de outros profissionais para reforçar e expandir a sua equipa em diferentes áreas de actuação. Nesse sentido, Margarida Fonseca e Gonçalo Reis juntam-se à Openbook Architecture como arquitectos seniores, trazendo consigo um vasto conhecimento e experiência no campo da arquitectura. Edgar Franco vai integrar a equipa de 3D ArchViz do Grupo e Fátima Filipe, arquitecta de interiores, faz agora parte da Openbook Studio. Por fim, Joana Pimentel, designer, foi contratada para se juntar à equipa de Marketing e Comunicação.

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    Cooperativa de Aldoar (arqº Manuel Correia Fernandes) @Luís Ferreira Alves

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    Exposição “O Que Faz Falta” comemora 50 anos de arquitectura em democracia

    O título da exposição presta homenagem a uma das figuras de abril, José Afonso, e à canção “O que faz falta”, do álbum Coro dos Tribunais, lançado em 1974. Com curadoria dos arquitectos Jorge Figueira e Ana Neiva, a exposição inaugura a 25 de Outubro

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    A Casa da Arquitectura junta-se ao momento de celebração e reflexão em torno dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 através da exposição “O Que Faz Falta. 50 Anos de Arquitetura Portuguesa em Democracia”. Com curadoria dos arquitectos Jorge Figueira (coordenação) e Ana Neiva (curadoria-adjunta), a exposição inaugura a 25 de Outubro próximo.

    O título da exposição presta homenagem a uma das figuras de abril, José Afonso, e à canção “O que faz falta”, do álbum Coro dos Tribunais, lançado em 1974.

    Nas palavras dos curadores, “o objectivo geral da exposição é o de estabelecer uma leitura panorâmica da produção arquitetónica entre a Revolução de Abril 1974 e os dias de hoje (2024), revelando como a arquitectura foi, e é, simultaneamente reflexo e incentivo do regime democrático em Portugal”.

    Nesse sentido, “os projectos seleccionados reflectem os modos como a arquitectura concretizou programas públicos vários, considerando a diversidade geográfica do País, continental e insular, e a contribuição de arquitecctas e arquitetos de diferentes backgrounds e gerações”, acrescentam os arquitectos.

    A exposição “O Que Faz Falta. 50 anos de Arquitetura Portuguesa em Democracia” é extraída da colecção “50 anos de Arquitetura Contemporânea Portuguesa”, um acervo criado pela Casa da Arquitectura que faz a leitura da produção de arquitectura em período democrático, com o objectivo de ser criada uma colecção de recorte territorial e temporal.

    Este acervo, que contou com a curadoria de Carlos Machado e Moura, Graça Correia, João Belo Rodeia, Jorge Figueira, Paula Melâneo e Ricardo Carvalho, visa promover o estudo e investigação de todos os interessados e do qual futuramente se irão extrair várias leituras temáticas em exposições, actividades e publicações.

    A exposição será acompanhada por um programa paralelo que tem a curadoria dos arquitectos Nuno Sampaio e Jorge Figueirae ficará patente até dia 7 de Setembro de 2025.

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