Grupo ETE viabiliza a maior exportação portuguesa de clínquer para a CIMPOR
Apenas nesta operação de carga do navio Vinayak, evitaram-se 2 300 camiões na estrada, já que cada barcaça transporta o equivalente a 100 camiões, e consequentemente pouparam-se 53 719 kg de emissões de C02, quando comparado com o modo rodoviário.
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O carregamento de 55.902 ton de clínquer é já considerado o maior de sempre em Portugal. O Grupo ETE realizou a exportação para o seu cliente CIMPOR, uma empresa InterCement, ao viabilizar o transporte deste produto para o navio graneleiro Vinayak, com destino ao Gana.
Esta operação, que decorreu no tempo recorde de uma semana útil, foi integralmente executada por via fluvial e implicou a carga do clínquer em barcaças no terminal fluvial próprio da fabrica do Centro de Produção de Alhandra da Cimpor. Estas foram transportadas por rebocadores até ao navio fundeado ao largo no Porto de Lisboa e descarregadas directamente para este, por meio de gruas flutuantes.
O Grupo ETE, o único em Portugal a realizar transporte fluvial de mercadorias e movimentações de carga e descarga ao largo, actividade que em 1950 foi pioneiro, carrega mais de 25 navios de clínquer/ano e supera a marca de 1M ton. Nesta operação de carga do Vinayak, estiveram envolvidas duas gruas flutuantes e três rebocadores que transportaram um total de 23 batelões/barcaças.
As condições naturais do Porto de Lisboa – ao admitirem navios de grandes dimensões e calado como o Vinayak – e a sua localização no estuário do Tejo, um dos poucos rios nacionais aptos para o transporte fluvial de mercadorias (via rebocador e barcaça até ao porto), permitem que as industrias localizadas até Valada do Tejo possam optar por este modo de transporte complementar e sustentável, para a exportação/importação marítima de mercadorias.
A título de exemplo, apenas nesta operação de carga do navio Vinayak, evitaram-se 2 300 camiões na estrada, já que cada barcaça transporta o equivalente a 100 camiões, e consequentemente pouparam-se 53 719 kg de emissões de C02, quando comparado com o modo rodoviário.
Segundo Pedro Marques, administrador da CIMPOR TRADING e INVEERSIONES, S.A. “A exportação de clínquer, por ser uma commodity, apenas é viável se conseguirmos ser altamente competitivos, ter elevada flexibilidade e capacidade de resposta. O Grupo ETE, nosso parceiro estratégico há mais de 40 anos, em operações de transporte fluvial e de carga e descarga ao largo no Porto de Lisboa, entrega-nos uma solução de transporte fluvial e de movimentação de carga ao largo que adiciona competitividade e eficiência ao processo.”