Grupo Knauf leva soluções para arquitectura sustentável aos Prémios Arquétipo

Por a 15 de Maio de 2018
 A Knauf e a Knauf Insulation marcaram presença na sede da Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte (Porto), para apresentar algumas das suas principais soluções para o mundo da arquitectura e que servirão de mote para o desafio estabelecido pelos Prémios Arquétipo 2017/2018.

A Knauf Insulation apresentou o seu conceito de sustentabilidade em toda a linha de produção e aplicação de produtos, com ênfase para a tecnologia ECOSE. Esta tecnologia é utilizada no fabrico das lãs e caracteriza-se por ser “livre de formaldeídos e fenóis, não fazendo uso de derivados do petróleo. Para além de produtos mais sustentáveis, esta tecnologia consegue melhorias técnicas a nível de qualidade de ar interior e desempenho acústico”, garante a Knauf Insulation salientando ainda que, os seus produtos “têm o certificado Eurofins Gold, contribuindo para a projecção de habitações sustentáveis e, em relação à qualidade do ar interior, saudáveis”.
Recorde-se que, a Knauf Insulation tem no seu portfólio soluções para isolar toda a envolvente do edifício, sejam fachadas ou coberturas, pelo exterior ou interior, para construção ou reabilitação. Na apresentação foi ainda destacada a UrbanScape, solução chave-na-mão para coberturas ajardinadas, que se evidenciou “pelo seu desempenho térmico, sustentabilidade, leveza, elevada retenção de água e facilidade de instalação e manutenção”.

A apresentação de Paulo Moreira, responsável de vendas na zona norte da Knauf, centrou-se na importância de um bom isolamento / capacidade de absorção numa obra, com especial destaque para as Placas Acustik e Diamant.

Sobre a placa de gesso Acustik, a Knauf recorda que “pode ser aplicada a qualquer tipologia de projecto, enquadrando-se em casas, hotéis e hospitais”, permitindo “um isolamento acústico até 4 dB”. A Knauf garante ainda que, “são também de fácil instalação e apresentam boa resistência ao impacto e a incêndios. É também um produto fácil de cortar e aparafusar”.
Sobre as paredes de placa de gesso laminado, a Kanuf destaca ainda que “são bons isolantes térmicos e acústicos devido ao efeito membrana do sistema, ao comportamento da placa e ao uso de lãs minerais de altas prestações”.

Relativamente a Diamant, a Knauf explica que se trata de uma placa de gesso composta por um núcleo de gesso misturado com fibra de vidro e faces revestidas com lamina de cartão, sendo facilmente identificável pela sua face visível de cor azul clara, e caracteriza-se por integrar numa só placa as qualidades da placa Knauf Corta-fogo, Impregnada e Alta Dureza”.

Recorde-se que os Prémios Arquétipo são uma iniciativa que visa incentivar o desenvolvimento ou [re]invenção de produtos, conceitos ou técnicas, com aplicabilidade directa no sector da construção, dando resposta às necessidades e tendências desse mercado, que se pretende dinamizar/ reinventar /valorizar.

O Prémio é aberto a todos os arquitectos inscritos na Ordem dos Arquitetos (OA) – membros efectivos, singulares, com a inscrição em vigor e no pleno exercício dos seus direitos. São permitidas propostas em coautoria, desde que todos os autores respeitem as condições de participação definidas. Os concorrentes poderão, caso assim o entendam, constituir uma equipa multidisciplinar. As propostas deverão ser entregues até ao próximo dia 28 de junho.

Paulo Moreira – Responsável de vendas da zona norte da Knauf, e Fátima Valado – Responsável Comercial da Knauf Insulation em Portugal, enalteceram “o desafio lançado aos arquitetos para a criação de um produto / sistema inovador, numa altura em que, fruto das exigências do mercado da reabilitação, são necessárias novas abordagens e novas soluções para dar resposta a estes novos modelos de construção”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *