2ª edição do Roca Design Challenge reunir mais de 300 participantes

Por a 16 de Maio de 2018
De entre mais de 300 participantes à 2º edição do Roca One Day Design Challenge, o projecto “Mood mat”, de Sérgio Ereira Marques Junior, conseguiu o primeiro prémio.
O concurso, que segundo a Roca, nesta segunda edição em Portugal duplicou o número de participantes relativamente ao ano anterior, propôs aos jovens designers e arquitectos o desafio de desenhar, em contrarrelógio, uma proposta inovadora para o espaço de banho.
O conceito no qual os participantes de Lisboa tiveram de trabalhar foi desenhar um produto original e divertido que consciencializasse as crianças para a importância da poupança e consumo de água durante a higiene. O produto devia ser adequado a utilizadores de todas as idades, ser prático e de fácil utilização. Tanto a tecnologia como os materiais de fabrico deviam ser actuais e preferencialmente sustentáveis.
 A proposta de Sérgio Ereira Marques Junior foi a escolhida pelo júri e distinguida com um prémio no valor de 2000 euros. O projecto, intitulado “Mood mat”, consiste “numa carpete digital submersível que expressa uma imagem em função da conduta do utilizador em relação ao desperdício de água. Trata-se de uma cara com três tipos de humor: contente se é inferior a três minutos, séria se é de cinco minutos e triste se é superior a sete minutos”, explica a Roca em nota de imprensa.
O segundo prémio, no valor de 1500 euros, foi para o projecto intitulado “Meta” da autoria de Gonçalo Marques, João Santos e Tomás Fernandes da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Os terceiros premiados foram Gabriel Pessoa, Joana Fatela e Mariana Andrade com o projecto “Indicator”no valor de 1000 euros.
A We Are Water Foundation, cujo objectivo é consciencializar o público e as instituições para a necessidade de criar uma cultura da água que permita uma gestão sustentável dos recursos hídricos em todo o mundo, levando a cabo todo o tipo de acções para aliviar os efeitos negativos da falta de recursos hídricos adequados, também atribuiu um quarto prémio no valor de 500 euros ao projecto “Grab the water”, de José Augusto e Maria João Freire que se destacaram pelo seu compromisso para com a sustentabilidade.
O júri foi constituído por Sérgio Guerra, arquitecto; Júlio Quaresma, designer, crítico de arte e arquitecto; Nuno Gama, designer de moda, Xavier Torras, brand communications director da Roca e diretor da We Are Water Foundation e Jorge Vieira, Managing Director da Roca em Portugal e representante da We Are Water Foundation em Portugal.
Em linhas gerais, os membros do júri destacaram os projectos vencedores por serem práticos na sua utilização, originais e, sobretudo, por respeitarem os requisitos do briefing. Todos os projectos implicavam a fácil interpretação por parte das crianças e revelavam bem a importância da água no espaço do banho e a questão da sustentabilidade.
Recorde-se que a Roca organiza este concurso com a finalidade de apoiar os jovens talentos no seu início de carreira profissional. Nesse sentido, desde 2015, a Roca iniciou a internacionalização do Roca One Day Design Challenge, com o objectivo de lhes proporcionar uma plataforma na qual possam desenvolver a sua criatividade e, ainda, proporcionar-lhes uma experiência relacionada com o mundo profissional.
Este ano, o concurso expandiu-se internacionalmente a mais seis países: Bulgária, Croácia, Brasil, Argentina, Singapura e Polónia. Portugal, Rússia, Omã, Reino Unido e China celebram a segunda edição depois do êxito da primeira. Os Emiratos Árabes Unidos e Hong Kong, no qual o concurso foi realizado, celebram a terceira e quarta edição, respectivamente. A Espanha, impulsionadora do Roca One Day Design Challenge celebrará a sua sétima edição. O concurso será divulgado num total de 14 países em 2018.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *