Olbo & Mehler aposta na inovação para desenvolver novos produtos

Por a 17 de Maio de 2018

Especialista no fabrico de tecidos técnicos para construção, a empresa Olbo & Mehler, de origem alemã, instalou-se no Norte de Portugal devido à grande tradição que esta região tem no fabrico de têxteis. A inovação dos seus produtos é uma aposta da empresa que desta forma pretende tornar-se mais competitiva.

O sector da construção é a área onde os têxteis da Olbo & Mehler podem ser utilizados, desde a fundação de edifícios, com tecidos para o reforço de solos, na construção de estradas, para reforço do asfalto, ou na própria construção de edifícios, como isolamento térmico, acústico e retardador de chama ou como revestimento de piscinas, para dar alguns exemplos, além do fabrico de corrimões para escadas rolantes.

“Um mercado altamente concorrencial”, considera Elisabete Silva, directora de Inovação da empresa e que destaca, ao CONSTRUIR, a aposta nas novas tecnologias aplicada aos materiais por forma tornarem-se mais competitivos.

Apesar da Olbo & Mehler também disponibilizar esse tipo de produtos (standards), está, desde há uns anos, mais focada na apresentação de soluções inovadoras, diferenciadas, “procurando antecipar aquelas que serão as grandes tendências do futuro”, em particular, no desenvolvimento de “soluções que privilegiam a leveza e a resistência dos materiais, mas também na identificação de novas aplicações para os materiais de que já dispomos”, salienta.

Neste sentido, a Olbo & Melher está, também, a investir num centro de inovação interno, com equipamentos e técnicas, de forma a desenvolver soluções sustentáveis e de elevado desempenho.  Parte da sua equipa de inovação está focada apenas na identificação de oportunidades, que poderão ser relevantes dentro de 10 a 20 anos. “Nesta altura, posso dizer que o futuro passa por aproveitarmos a necessidade geral de se encontrarem tecidos de estruturas fibrosas avançadas, mais leves e com resistências que privilegiem a eficiência energética”, afirma.

Realçamos, a importância de uma aposta em novos materiais e a sua combinação inteligente, associados a tecnologias capazes de modificar a superfície fibrosas através, por ex., de alteração de polímeros com nano ou micropartículas, permitindo respostas a desafios mais extremos e exigentes.

Para assegurar os objectivos de inovação e diferenciação, a Olbo & Mehler trabalha com diversas entidades, nomeadamente o Citeve, o CEIIA, o PIEP e a Universidade do Minho.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *