Estudo: “Fim dos centros comerciais ou início de uma nova geração?”
A consultora CBRE faz uma análise sobre futuro dos centros comerciais em Portugal, utilizando como ponto de partida o encerramento de diversos destes espaços nos Estados Unidos da América
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A consultora imobiliária CBRE lançou o seu estudo “Fim dos centros comerciais ou início de uma nova geração?”, uma análise sobre futuro dos centros comerciais em Portugal, utilizando como ponto de partida o encerramento de diversos destes espaços nos Estados Unidos da América.
No relatório, a CBRE demonstra que o comércio norte americano é muito distinto do europeu, de modo que, a consultora não acredita que se venha a verificar, nos próximos anos, um encerramento em massa de centros comerciais em Portugal.
Na realidade, actualmente o mercado nacional revela exactamente o contrário. Em 2017, as vendas nos centros comerciais registaram um acréscimo de 8,4% e o número de visitantes (“footfall”) aumentou 0,5%, após três anos de queda.
Paralelamente, o mercado de investimento em centros comerciais está mais activo que nunca. Só no primeiro trimestre de 2018 foram transaccionados quatro centros comerciais num valor acumulado de 673 milhões de euros e encontram-se actualmente em comercialização outros 10 centros comerciais. O ano de 2018 irá certamente registar o maior volume de investimento no formato de centros comerciais alguma vez observado em Portugal.