Done projecta obra da sede da Diconium em Portugal
Este é já o sétimo projecto da marca de construção da Worx, que pretende actuar, sob o conceito chave-na-mão, numa área em que as empresas apostam cada vez mais
CONSTRUIR
Ordem dos Engenheiros lança ‘Prémios Nacionais’
“Redução de custos ambientais e operacionais” justifica importância do Aqua+ Escritórios
ACEMEL atinge os 20 associados com entrada da Nabalia e EZU Energia
Casa da Arquitectura abre concurso para bolsas de doutoramento
Fundão recebe o New European Bauhaus Festival
Segurança de trabalhos em altura no sector da construção
Câmara de Setúbal vai reabilitar Palácio do Quebedo por valor superior a 2 M€
Preços de escritórios e lojas aumentaram em média +20% durante a pandemia
TdC dá luz verde ao prolongamento da Linha Vermelha
Century 21 Portugal espera “crescimento” nos próximos anos
papa
O projecto para aquela que é a primeira sede da Diconium em Portugal, situada no edifício Casal Ribeiro 50, esteve a cargo da Done, a marca de construção da Worx. O conceito passou por evidenciar o carácter jovem e dinâmico da marca alemã.
Do papel à realidade, foram criados espaços de trabalho em open space, intercalados com áreas de lazer e zonas de reuniões informais, dando primazia às cores neutras que contrastam com o laranja muito presente da marca.
“Foi um projecto bastante aliciante, com uma arquitectura que resulta do uso de linhas simples, integradas no edifício e com uma identidade própria”, comenta Mafalda Carvalho, do departamento de Architecture da Worx.
Desde 2017, altura em que a Done byWorx foi criada, “o volume de negócios mais que duplicou, bem como o número de projectos”, muito por influência de multinacionais que revitalizaram e reformularam métodos de trabalho com espaços diferentes e inovadores.
Além da Diconium, a Done já esteve envolvida em projectos de empresas como a PWC no Palácio Sottomayor, da Bold International, NOS, a LPR, GSTEP e a COSEC.
A Done tem como base uma filosofia ‘design to build’ no sentido em que se define como um parceiro de referência, que realiza um projecto global entregando o espaço pronto a utilizar – “full turnkey project” ou chave-na-mão.
“Acompanhamos o processo de A a Z, isto é, desde a criação do conceito (análise do espaço, desenvolvimento e criação de desenhos em 3D) e do design (branding, planeamento de calendarização e adaptação face ao budget) à gestão do projecto (processos administrativos, gestão de propostas, assegurar o cumprimento da regulamentação técnica), o que garante a qualidade do resultado final, a gestão de tempo e custos do mesmo, resultando não só num processo design to build mas também no design to budget”, refere Joana Cid Barreto, head of Architecture.
Pedro Rutkowski, CEO da consultora Worx, refere que “com a criação da Done, passamos a actuar no mercado de forma transversal, oferecendo ao cliente um serviço com todas as valências necessárias, estando o seu projecto concentrado numa única parceria. Esta aposta traz, claramente, vantagens competitivas no sentido em que funcionando a Done e a Worx em conjunto, o conhecimento das intenções e resposta às necessidades do cliente serão mais claras e aprofundadas.”