Hager promove solução wireless para casas inteligentes

Por a 14 de Junho de 2018

A Hager, especialista em instalações eléctricas, está a promover uma nova solução para casas inteligentes, assente na tecnologia wireless quicklink da empresa. Trata-se do Coviva, solução que pode ser instalada sem necessidade de ocorrerem alterações estruturais, “tornando-a ideal para modernizar e renovar instalações existentes”.
Segundo revela Pedro Abreu, Product Marketing Manager da área de building automation, em comunicado a que o CONSTRUIR teve acesso, “o que se destaca é a facilidade e rapidez de instalação deste sistema: a transformação de uma instalação eléctrica convencional numa casa inteligente pode ser realizada faseadamente, sem necessidade de cabos adicionais, interligando apenas os mecanismos convencionais existentes (interruptores ou botões de pressão) a dispositivos comunicantes, que por sua vez irão comunicar entre si e com a smartbox Coviva”.
O mesmo responsável informa ainda que “o coração desta solução para casas inteligentes sem fios é a smartbox Coviva. Esta actua como uma interface com a Internet, além de interligar todos os produtos quicklink da
marca (micromódulos, Berker.Net) que podem ser adicionados a uma instalação eléctrica existente, detectados pela smartbox Coviva e parametrizados pela App Coviva”.
Esta App permite, entre outros, o comando da instalação eléctrica, por exemplo, da iluminação, dos estores, do
aquecimento e do sistema de alarme, através de um smartphone ou tablet.
Compatível com Android ou IOS, este controlo é possível realizar localmente via WLAN ou remotamente via Internet. Pedro Abreu adianta ainda que “em ambos os casos, os dados são armazenados localmente e de forma segura na smartbox Coviva. A segurança não é descurada, sendo os dados encriptados sempre que a smartbox Coviva comunica com o exterior”.
Pedro Abreu indica ainda que está disponível uma “a gama de produtos comunicantes, que a Hager designa por micromódulos, composta por entradas binárias, actuadores binários, de estores e para iluminação variável,
em produtos de pequenas dimensões e que comunicam exclusivamente por radiofrequência”. Além da gama de micromódulos, a Hager também dispõe da oferta Berker.Net. A gama Berker.Net é composta por produtos que também
comunicam por RF mas que incluem o mecanismo de comando (interruptor, botão de pressão, detector de movimento). Adicionalmente a smartbox Coviva também é compatível com objectos conectados, ou IoT (Internet of Things),
dos quais se salienta a estação meteorológica Netatmo ou soluções de comando por voz do tipo Alexa da Amazon ou Google Assistant da Google. Para soluções de montagem no exterior, a marca adianta que “também dispõe de produtos IP55, que permitem os produtos serem instalados no exterior”.
Além de oferecer funcionalidades concebidas para conforto, a smartbox Coviva também oferece soluções para a segurança, ao comunicar com o sistema de alarme sem fios da Hager – Sepio. Esta sistema de segurança disponibiliza um “novo Detector Dual Comfort sem fios, que pode ser ligado à Internet através da smartbox Coviva. Assim que um detector accionar o alarme, todos os utilizadores pré-definidos são alertados instantaneamente por uma notificação enviada pela App Coviva”. A App também reporta falhas técnicas, como sujidade na câmara, bateria fraca ou comunicação RF interrompida.

2 comentários

  1. carlos Pereira

    15 de Junho de 2018 at 10:30

    Como vai o sistema acionar o encerramento das portadas, que dispositivos adicionais se podem aplicar para alterar portadas manuais para automaticas.

  2. Pedro Abreu

    18 de Junho de 2018 at 12:40

    A detecção de abertura/fecho de portas e janelas poderá ser feita via detectores magnéticos TRC301B da Hager, parte integrante da solução coviva.
    A automação de portadas necessita da instalação de motores específicos, a adquirir no mercado. Estes poderão ser comandados, por exemplo, via actuadores TRM692G da Hager. O comando das portadas poderia ser feita via botões de pressão ou via App coviva, local ou remotamente. A App coviva também permite criação de programas horários, astronómicos, cenários, etc. As soluções disponíveis são múltiplas.
    Em caso de dúvidas adicionais, contacte-nos directamente.
    Contactos disponíveis em http://www.hager.pt

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *