Lisboa ganha prémio de Capital Verde Europeia 2020

Por a 22 de Junho de 2018

Lisboa ganhou, pela primeira vez, o prémio de a Capital Verde Europeia 2020. É também a primeira vez que uma capital do Sul da Europa conquista esta distinção, geralmente atribuída às cidades do Norte da Europa.
A distinção foi anunciada, esta quinta-feira, pelo Comissário Europeu do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas e “é o reconhecimento do trabalho que Lisboa tem vindo a desenvolver durante a última década no sentido de uma cidade mais verde e amiga das pessoas”, de acordo com comunicado da Câmara Municipal de Lisboa (CML).
Todos os anos 30 a 40 cidades da Europa candidatam-se a receber esta distinção – que premeia os esforços e os resultados alcançados em áreas como a ecologia, eficiência energética e da política de resíduos ou a sustentabilidade social da cidade – passando por um longo e exigente processo de candidatura e selecção.

O júri valorizou especialmente os esforços para a construção de uma cidade mais amigável das pessoas, com destaque para a pedonalização de amplas zonas da cidade e o forte crescimento das áreas verdes, bem como os avanços conseguidos e os compromissos assumidos em áreas como a eficiência energética e a boa gestão da água.

“A importância dessa distinção para uma cidade como a nossa, que enfrenta os duros desafios climáticos dos países do Sul, aumenta a responsabilidade e o compromisso de Lisboa em colocar as alterações climáticas no centro da agenda política das cidades europeias e dos países de língua oficial portuguesa”, acrescenta ainda em comunicado a CML.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *