A+A Awards com 5 projectos portugueses na shortlist

Por a 11 de Julho de 2018

Capela da Nossa Senhora de Fátima, Plano Humano Arquitectos. © João Morgado

Os Prémios Architizer A+Awards, promovidos por a plataforma online de arquitectura Architizer A+, conta com cinco projectos portugueses na shortlist, sendo que um deles – a Capela de Nossa Senhora de Fátima, da Plano Humano Arquitectos, figura em duas categorias – “Religious Buildings & Memorials” e “Architecture +Wood”. Sobre o projecto, o gabinete de arquitectura explica que “foi idealizada como uma grande tenda, de portas abertas a todos. Um ponto de acolhimento, abrigo e encontro”.

O galardão, que se apresenta como “o maior programa de prémios focados a celebrar e divulgar a melhor arquitectura do ano”, conta ainda, entre os finalistas, com o projecto do Espigueiro – Pombal, da autoria de Tiago do Vale, que, recorde-se, já venceu este prémio em 2015, com o Chalé das Três Esquinas. “O projecto do Espigueiro-Pombal consiste na recuperação de uma peça de arquitectura vernacular do século XIX que, embora de matriz tipicamente minhota, combina os seus elementos constituintes -espigueiro, pombal e coberto de secagem- de forma muito origina”, explica o arquitecto ao CONSTRUIR.

Espigueiro-Pombal do Cruzeiro, Tiago do Vale © João Morgado

Na shortlist está também a sede da Vieira da Almeida, um projecto da responsabilidade do gabinete OPENBOOK, na categoria “Architecture + Workplace”, o Centro Hípico das Pedras Salgadas, da autoria de Luís Rebelo de Andrade (Rebelo de Andrade Arquitectos), na categoria “Architecture + Wood” e a Carrara House, na categoria de “Private House”, desenhada por Mário Martins Atelier.

Os projectos portugueses concorrem ao lado de gabinetes internacionais como Zaha Hadid Architects, BIG e Foster + Partners. Os vencedores serão anunciados no dia 30 de Julho.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *