Sin Profile inova em perfil para construção metálica

Por a 20 de Julho de 2018

Sérgio Matos, CEO da Constálica

A SIN Profile, do Grupo Marxica que é especialista em construção metálica e que detém também a Constálica, uma das empresas do projecto Portugal Steel da CMM, promete revolucionar o mercado com o lançamento de um produto completamente inovador no sector.
Assumindo-se à partida com várias vantagens competitivas, o perfil corrugado sinusoidal, lançado pela SIN Profile que assume o mesmo nome é, como explicam ao CONSTRUIR os responsáveis da empresa, um perfil destinado à construção metálica, com a particularidade de a sua alma ter a forma corrugada.

Menor espessura
Um factor que lhe permitir utilizar chapas de menor espessura (max. 3mm) proporcionando assim uma redução do peso e do custo face às restantes soluções disponíveis no mercado. De acordo com os responsáveis da SIN Profile, em termos de características físicas, a novidade diz respeito à alma com a forma corrugada, o que permitirá utilizar chapas de menor espessura (max. 3mm) proporcionando assim uma redução do peso, mas também do custo, face às restantes soluções disponíveis no mercado. Além disso, a SIN Profile destaca a redução do peso na estrutura principal (- 50%); a redução do custo no projecto global do cliente; o facto de se evitar a necessidade de chapas de reforços (rigidificadores, cartelas) e a consequente redução de matéria prima; redução de custos logísticos; uma maior diversidade de soluções e grande capacidade de optimização por projecto, além da redução de desperdícios de matéria-prima. Este produto, segundo aqueles responsáveis adiantam ao CONSTRUIR, irá permitir uma construção metálica em linha com as novas necessidades dos mercados cada vez mais competitivos, requerendo soluções que visem a redução dos custos, sem ser pela via do esmagamento de preço, proporcionando um aumento da rentabilidade dos clientes. Questionados sobre a menor dimensão das chapas e a influência disso na performance da estrutura, os técnicos da SIN Profile asseguram que “a reduzida espessura das chapas é fruto da forma corrugada sinusoidal conferida à alma do perfil, aumentando assim a resistência ao esforço transverso e removendo o fenómeno da encurvadura local da mesma, aumentando desta forma a performance”.

Mercados competitivos
O produto SIN Profile surge numa altura em que os mercados se encontram cada vez mais competitivos, requerendo soluções que visem a redução dos custos, sem ser pela via do esmagamento de preço, proporcionando um aumento da rentabilidade dos clientes.
A SIN Profile, tem como objectivo de autonomizar uma nova área de negócio, iniciando o fabrico deste produto inovador no mercado nacional e internacional, irá beneficiar de grande parte do know-how de engenharia do grupo MARXICA, seguindo a mesma filosofia enquanto parceiros e vendedores de soluções com foco no cliente, que culmina com o objectivo de contribuir para a redução total do custo da obra.

Reforço da oferta
De acordo com Sérgio Matos, CEO da Constálica, “o Grupo completa a sua oferta com a integração deste novo produto, potenciando a venda de soluções para estrutura principal, uma vez que já é líder de mercado a nível de perfis para estrutura secundária”.
Sérgio Matos reforça que “os principais objectivos estratégicos da empresa passam por disponibilizar ao mercado um produto inovador; criar valor e crescer de forma sustentada; potenciar aos seus clientes soluções inovadoras, customizadas e com elevados padrões de qualidade e contribuir para o desenvolvimento do sector da construção metálica português no mundo”. O grupo Marxica prevê subir a facturação em 50% durante o presente exercício, aproximando-se dos 15 milhões de euros. “O volume médio de negócios do Grupo Marxica nos três últimos anos foi 10 milhões de euros”, assegura um comunicado da empresa, que detém a Constálica e também a SIN Profile.
“A nova unidade industrial da SIN Profile, situada na Zona Industrial Monte Cavalo em Vouzela, envolveu um investimento total de 6,5 milhões de euros e prevê a criação de 16 postos de trabalho ainda este ano. Com uma área total de 5.500 metros quadrados, dos quais 3.600 metros quadrados dedicados à produção, a sua capacidade de produção rondará as 35.000 toneladas/ano”, destaca empresa em comunicado. Criado pela CMM – Associação Portuguesa da Construção Metálica e Mista em parceria com empresas de relevo no sector da construção metálica nacional, o ‘Portugal Steel’ é um projecto que pretende fazer a promoção e divulgação do sector da construção metálica nacional, através do reconhecimento dos benefícios da construção metálica e das vantagens decorrentes de uma aposta estratégica neste sector, assim como potencializar a internacionalização da construção metálica nacional.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *