Valode & Pistre Architectes (re)desenha Gare du Nord em Paris
Esta transformação, promovida pela Ceetrus e pela SNCF Gares & Connexions, envolve a criação de 65.516 m2 de superfícies que compreendem 20.817 m2 para espaço comercial, 7.312 m2 para escritórios e 5.689 m2 para coworking, um pólo de lazer, cultura e desporto com mais de 9.000 m2, 1.771 m2 em restauração e 6.172m2 de serviços
CONSTRUIR
2024 será um ano de expanção para a Hipoges
Roca Group assegura o fornecimento de energia renovável a todas as suas operações na Europa
Convenção APEMIP | IMOCIONATE 2024 já tem data marcada
Prospectiva fiscaliza empreitadas no hospital de Vila Nova e Gaia e Espinho
Grupo IPG coloca no mercado 51 mil m2 de activos logísticos e industriais
Ordem dos Arquitectos debate cinco décadas de habitação em democracia
Pestana Hotel Group com resultado líquido superior a 100M€
‘The Nine’ em Vilamoura comercializado a 50%
‘Rethinking Organizations: as diferentes visões sobre o Futuro das Organizações no QSP SUMMIT 2024
Sindicato dos Arquitectos reúne com objectivo de aprovar “primeiras tabelas salariais”
Os arquitectos da Valode & Pistre são responsáveis pelo projecto de renovação da Gare du Nord, em Paris, um dos mais importantes terminais ferroviários da Europa que, até 2024, deverá triplicar a sua dimensão, a tempo da realização dos Jogos Olímpicos que naquele ano decorrerão na capital francesa.
A iniciativa é uma promoção da Ceetrus e da SNCF Gares & Connexions — divisão da SNCF (Société Nationale des Chemins de Fer Français), empresa pública de caminhos-de-ferro franceses, que serão responsáveis pela ampliação da Gare du Nord e pela sua exploração comercial por um período de 35 a 46 anos, naquele que é um projecto de transformação e adaptação do espaço à evolução da sociedade.
Os responsáveis por esta iniciativa pretendem triplicar o volume da Gare du Nord, passando de 36 mil para 110 mil m2, tornando o tráfego, daquele que é o terminal ferroviário mais movimentado no espaço europeu, mais fluído, confortável e seguro para os passageiros. Por outro lado, este projecto vai fazer nascer um novo distrito na cidade, com serviços de restauração e comerciais, escritórios, infraestruturas de desporto e cultura.
Esta transformação envolve a criação de 65.516 m2 de superfícies que compreendem 20.817 m2 para espaço comercial, 7.312 m2 para escritórios e 5.689 m2 para coworking, um pólo de lazer, cultura e desporto com mais de 9.000 m2, 1.771 m2 em restauração e 6.172m2 de serviços.
O projecto conduzirá uma transformação considerada tão importante quanto a liderada pelo arquitecto Hittorff em 1864, e posicionará a Gare du Nord como o novo “coração” urbano de dimensão internacional, na capital francesa.
O novo terminal de embarque inspira-se nas paragens parisienses do séc. XIX, melhorando a qualidade das funcionalidades ferroviárias e intermodais, que compreendem a ligação a 3 estações de metro, autocarros, comboios de transporte diário para distâncias curtas, assim como transporte de alta velocidade para viagens de longo curso (Eurostar e TGV). A mobilidade e acessibilidade em redor da estação serão também alvo de requalificação e serão criados mais de 1.200 lugares de estacionamento para bicicletas.
A transformação mais simbólica da adaptação da estação às evoluções da sociedade em prol das actividades desportivas constrói, pela primeira vez, em França, uma pista de atletismo de 1 km nos telhados da estação, conjugada com um ginásio e outros equipamentos desportivos (padel, basquetebol, e campos de golfe).
A nova Gare du Nord será, de acordo com o comunicado a que o CONSTRUIR teve acesso, “exemplar em questões ambientais, oferecendo espaços verdes e de produção de energia renovável. O trabalho, a construção e a operação da estação respeitarão os padrões ambientais mais exigentes”. Actualmente, a Gare du Nord recebe 700 000 passageiros diariamente. Com a sua requalificação espera-se que este número aumente para 800.000 passageiros em 2024 e 900.000 em 2030.