Estação Baixa/Chiado celebra 20 anos

Por a 7 de Agosto de 2018

A estação Baixa/Chiado, uma obra de arquitectura da autoria de Siza Vieira, com intervenções plásticas do pintor Ângelo de Sousa, celebra o seu 20º aniversário a 8 de Agosto.

Localizada a 45 metros de superfície, a estação abriu a exploração da linha Verde em Abril de 1998 e a exploração da linha Azul no dia 8 de Agosto do mesmo ano, permitindo, deste modo, a interligação naquela estação das duas linhas.

O Metro de Lisboa recorda que, com “a inauguração da linha Azul na estação Baixa-Chiado, que se veio juntar à linha Verde na mesma estação, o Metropolitano de Lisboa reforçou o seu papel enquanto modo de transporte estruturante e garante da mobilidade e da intermodalidade urbana, suburbana, nacional e internacional, consolidando e reforçando a sua configuração de rede, em detrimento de uma estrutura baseada em simples ligações radiais”.

A mesma fonte refere ainda que, “a estação Baixa-Chiado movimentou, nos últimos dois anos, uma média anual de cerca de 13,2 milhões passageiros (entradas + saídas), tendo-se verificado, no primeiro semestre de 2018, um movimento médio de passageiros de 6.778.186, comparativamente com 6.697.917 passageiros, no primeiro semestre de 2017, o que corresponde, na comparação com o referido período, a um crescimento de 1,2%”.

Actualmente, encontram-se em exposição nesta estação, até ao próximo dia 20 de Agosto, algumas obras emblemáticas das colecções do Museu Calouste Gulbenkian, iniciativa que integra as comemorações do 70. º aniversário do Metropolitano de Lisboa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *