Portugal: Apenas 9,2% das casas para venda e arrendamento têm ar condicionado

Por a 9 de Agosto de 2018


Apenas 9,2% das casas para venda e arrendamento em Portugal têm ar condicionado, é no mercado de arrendamento que se concentra a maior percentagem de habitação climatizada e as cidades onde existem mais casas com sistema de refrigeração são Faro, Lisboa e Setúbal.

As conclusões são do Marketplace imobiliário de Portugal, publicado por o idealista, que fundamentou os números avançados após ter analisadas mais de 177.400 casas à venda e em arrendamento anunciadas na sua base de dados a 6 de Agosto de 2018.

Do universo de imóveis analisado, Faro é a cidade que apresenta mais casas com ar condicionado anunciadas para venda ou arrendamento (21,5%). Seguem-se na lista Lisboa (15,1%), Setúbal (11,5%), Viseu (11,2%) e Braga (10%), por esta ordem. O idealista salienta que, no Porto apenas 8,8% dos imóveis têm ar condicionado, menos que a média nacional.

No lado oposto da tabela, encontramos Guarda com apenas 1% de casas equipadas com ar condicionado, seguida Bragança (1.8%), Leiria (3,1%) e Funchal (4,2%).

Por regiões, o Algarve lidera como a região onde existe uma maior percentagem de casas climatizadas (15,8%), seguida por Lisboa (12,1%) e Alentejo (11,9%). Na Madeira é onde menos há (3,3%), seguida do Centro do País (4,8%) e Norte (6,5%).

O estudo demonstra ainda que, “a diferença entre as casas climatizadas à venda e para arrendar é significativa, ganhando vantagem o arrendamento”. Traduzido em números, “das casas disponíveis para arrendar, 14,6% conta com esta comodidade, enquanto das casas que se encontram para venda apenas 9,1% tem ar condicionado”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *