Casa da Arquitectura promove actividades lúdicas para crianças

Por a 17 de Agosto de 2018

Até ao próximo dia 31 de Agosto, a Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura celebra o Verão com um conjunto de actividades lúdicas de exploração do espaço e da arquitectura e que vão desde a construção de cidades com o recurso a caixas e imaginação a transpor para as construções humanas alguns dos princípios da natureza. Nestas actividades, crianças entre os 6 e os 12 anos podem experimentar oficinas, visitas e jogos.

O programa, que teve início a 30 de Julho, tem previsto para a semana de 20 a 24 de Agosto, 5 actividades – uma em cada dia da semana. São elas: “A cidade fora da caixa”, “Construir como os animais – Pássaros tecelões”, “Construir como os animais – a formiga”, “Um Cabanon para mim, um Cabanon para ti” e “Casas bicho”.

Actividades
Segundo a Casa da Arquitectura, a actividade “A cidade fora da caixa”, vai motivar os participantes a construírem cidade, a partir de uma caixa surpresa repleta de materiais, para que, com “imaginação e trabalho, desenho, e com algum corta e cola possam transformá-la numa casa, num jardim, numa praça, num pequeno ou grande edifício, numa ponte, num estádio, ou numa estação de metro”.

“Como é que a aranha faz a sua casa? e o castor?” Na actividade “Construir como os animais”, o objectivo é descobrir “os geniais princípios de construção das casas de alguns animais”. No final, explica a Casa da Arquitectura, as soluções inventadas por a natureza vão ser aplicadas às nossas construções.

“Um Cabanon para mim, um Cabanon para ti” é uma visita-oficina que permite aos participantes vestir a pele de um arquitecto por um dia. “Observando a casa-abrigo Le Cabanon de Corbusier e descobrindo outras casas-abrigo na exposição, os participantes através de desenho e construções, irão desenvolver o seu Cabanon”. Para isso serão experimentadas as várias fases de um projecto de arquitectura. A quem se destina, onde será construído, com que materiais e com que funções

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *