Faleceu Francisco Barata Fernandes (1950 – 2018)

Por a 17 de Agosto de 2018

O arquitecto e Professor Catedrático Francisco Barata Fernandes, morreu na passada quinta-feira, aos 67 anos, vítima de doença súbita, anunciou a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP).

A FAUP recorda que Barata Fernandes, diplomado na ESBAP e doutorado na FAUP, desenvolveu investigação sobre intervenções no Património Arquitectónico e em Centros Históricos, em Itália, como Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Professor Catedrático, foi Presidente do Conselho Científico da FAUP no mandato 2014-2018 e Presidente do Conselho Directivo da Faculdade entre 2006-2010.

Entre as suas obras, a FAUP destaca o Projecto da Cooperativa de Massarelos, Porto, (Prémio INH 1996); Projecto de conservação e recuperação do Castelo de Santa Maria da Feira; Projecto de Recuperação da Igreja Matriz de Vimioso; Projecto de Reabilitação do Páteo de S. Miguel, Évora; Projecto da Praça da Cadeia da Relação e do Largo do Olival (Porto 2001); Projecto da Rua do Almada (Porto 2001); Projecto da Marginal de S. Paio Canidelo, V.N. Gaia (Programa Polis).

A mesma fonte recorda também que, Francisco Barata Fernandes foi, em 2014, distinguido, em conjunto com Nuno Valentim e José Luís Gomes (CEFA-UP) com o Prémio João de Almada por o Projecto de Reabilitação do Edifício de 1928 da Rua Alexandre Braga, autoria do arquitecto José Marques da Silva.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *