Habitat Invest: “Avenida Berlim” consolida aposta na nova construção

Por a 13 de Setembro de 2018

Até 2016, o core business da Habitat Invest estava direccionado para a reabilitação urbana, em particular no centro histórico de Lisboa. Contudo, a pressão exercida pela procura por habitação em construção de raiz fez a promotora perceber que “era fundamental diversificar o tipo de empreendimento a desenvolver”, confirmou ao CONSTRUIR, Vitor Pereira, da Habitat Invest.

“Por um lado, porque a pressão da procura nos centros históricos evoluiu muito rapidamente e as oportunidades de investimento começaram a escassear; por outro lado, porque era imperioso começar a desenvolver oferta adequada a novos segmentos de mercado, nomeadamente aos compradores portugueses, que dificilmente comprarão um apartamento reabilitado no centro histórico de Lisboa, mas que certamente conseguirão adquirir uma unidade nova noutras zonas da cidade”, salientou aquele responsável.

A pensar nesta nova estratégia, a promotora tem prevista a construção de um novo empreendimento junto ao Parque das Nações, que vai marcar definitivamente a transição dos projectos de reabilitação urbana para a construção nova.

Situado na avenida com o mesmo nome, o projecto Avenida Berlim é especialmente direccionado ao comprador nacional, em particular a compradores das classes média e média-alta. Mas não só, já que actualmente o mercado conta também com muitos investidores estrangeiros com apetência por este tipo de produtos.

Apartamentos de qualidade, excelente arquitectura e óptima localização são alguns dos principais atributos do novo projecto da Habitat Invest, que conta com assinatura do atelier Saraivas & Associados. Trata-se de dois edifícios a construir de raíz, localizados a 5 minutos da Gare do Oriente, na zona Oriental de Lisboa, com uma oferta de 155 apartamentos de tipologias que variam entre T1 e T4. A construção terá início em 2019.

Mas não só. Do portfolio da promotora fazem parte produtos para o segmento alto e premium, nomeadamente nas zonas de Cascais e Estoril, direccionados para “um conjunto significativo de compradores, nacionais e estrangeiros, que preferem produto novo de alto padrão”, como é o caso do Marinha Prime e o Estoril Villas.

O Marinha Prime é um projecto em plena Quinta da Marinha, com 11 villas com piscina privativa e 44 apartamentos e cuja construção deverá iniciar ainda este ano. Como explica Vítor Pereira, “trata-se de um projecto de referência, com assinatura do atelier Promontório Arquitectos, em que a decoração de interiores será da responsabilidade da Broadway Malyan

“O Estoril Villas trata-se de “um condomínio privado na zona mais nobre do Estoril, por cima do Casino, constituído por apenas nove moradias, todas elas com piscina privativa, jardins e terraços. É um projecto que privilegia as vistas de mar, possível pelo declive acentuado do terreno, a privacidade, a segurança e a possibilidade de usufruir disto tudo estando apenas a 10 minutos a pé de centro da vila e da praia”.

O projecto de arquitectura e paisagismo é assinado pelo atelier do Arquitecto António Nunes da Silva. O início da construção decorrerá durante 2019.

Total de 280 M€ em investimento

Os projectos actualmente em desenvolvimento pela Habitat Invest representam um total de investimento de cerca de 280 milhões de euros. “Destes investimentos, a nova construção representa cerca de um terço e a expectativa é de crescimento”, assegura Vítor Pereira.

Na sua maioria direccionados para primeira habitação, “o Marinha Prime, no entanto, pelas características inerentes, será certamente muito atractivo também para investidores e para segunda habitação. Já o projecto Avenida Berlim, pelo seu turno, será seguramente interessante para investidores que procurem produto para colocar no mercado de arrendamento de longo prazo”.

Reabilitação mantém-se em projectos pontuais

Com vastos projectos concretizados ao nível da reabilitação, esta é uma área que a empresa não vai abandonar, embora em menor dimensão. Também por isso, a Habitat Invest destaca dois projectos de reabilitação, com características muito diferentes e para segmentos também diferenciados.

Em pleno centro histórico de Lisboa, junto ao Rossio, estamos a desenvolver um projecto de reabilitação onde iremos disponibilizar cerca de 30 apartamentos para venda.

Outro projecto é a reabilitação de um edifício de escritórios, na zona das Avenidas Novas, em unidades habitacionais de alta qualidade.

Ainda no segmento da reabilitação, Vítor Pereira confirmou ao Construir a alienação do edifício Pharmacia, na cidade do Porto, ao Grupo Violas Ferreira, que irá dar continuidade ao projecto.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *