Setúbal recebe encontro do projecto “Future of Europe – Reload”

Por a 25 de Setembro de 2018


Um encontro internacional para reflectir sobre a forma de melhorar a vivência das cidades, no âmbito do projecto “Future of Europe – Reload”, realiza-se a 10 de Outubro, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, em Setúbal.

O congresso “Como tornar as cidades num local melhor para viver – Porquê a Europa? A Europa aos olhos dos não europeus” é uma das iniciativas previstas no protocolo de cooperação assinado em Abril deste ano em Aksakovo, Bulgária, pelas sete cidades que constituem a rede Open Towns envolvida no projeto “Future of Europe – Reload”.

Além de Setúbal e Aksakovo, integram esta rede os municípios de Shtip, na Macedónia, Victoria, na Roménia, Montserrat, Espanha, Ozarow Mazoviecki, Polónia, e Nughedu Santa Vittoria, Itália.

O projecto internacional “Future of Europe – Reload”, um dos 15 aprovados pela União Europeia, num total de mais de três centenas de candidaturas, tem como objectivo desenvolver, entre 2018 e 2020, acções de reforço da identidade das populações enquanto cidadãos de uma Europa comunitária.

“Uma das mais-valias que se espera extrair do projecto é a consolidação de uma rede de intercâmbio de experiências e conhecimentos culturais, sociais e profissionais entre as sete cidades europeias”, refere a autarquia setubalense em comunicado.

“Future of Europe – Reload” representa a continuação natural de “Europa no Futuro – Multifacetada e Unificada”, criado com os mesmos objectivos e que, entre 2015 e 2017, integrou três das cidades que voltam a juntar-se – Setúbal, Nughedu Santa Vittoria e Aksakovo – e ainda Igualada, Espanha.

A abertura da iniciativa será feita por Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal. Segue-se a exibição do vídeo “Porquê a Europa?” e, uma hora depois, são apresentadas as experiências e as boas práticas do município de Setúbal sobre o tema “Como tornar as cidades num local melhor para viver”.

Os trabalhos na parte da manhã terminam com a exibição de um pequeno filme sobre o programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade, um projecto de cidadania inovador a nível nacional desenvolvido na zona da Bela Vista, com o envolvimento directo dos moradores.

O congresso prossegue à tarde, às 14h30, com a apresentação das experiências e boas práticas dos municípios parceiros de Setúbal na rede Open Towns, a que se segue um período de debate. O encerramento dos trabalhos está previsto para as 17h30.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do endereço [email protected] até 30 de Setembro.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *