Concurso internacional de fotografia quer registar património arquitectónico duriense

Por a 11 de Outubro de 2018


Estão abertas as candidaturas para o Concurso Internacional de Fotografia Douro Património Contemporâneo – Arquitetura | Arte | Imagem promovido e organizado pela Fundação Museu do Douro, F.P. em parceria com a Associação Cultural Cityscópio (ACC) e o grupo de investigação CCRE-CEAU-FAUP, tendo o apoio mecenático da EDP-Gestão da Produção de Energia S.A..

De acordo com a FAUP, trata-se de um “projecto de recolha fotográfica com enfoque na paisagem e património da Região Demarcada do Douro para a construção de um arquivo de referência, em suporte digital, sobre o espaço e o tempo durienses”.

O concurso está aberto a todos os fotógrafos amadores e profissionais, nacionais e estrangeiros e pretende desafiar todos os participantes para a observação da arquitectura de barragens do rio Douro e as transformações na paisagem da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Contudo, explica a FAUP, ao mesmo tempo, tem como objectivos desenvolver e fomentar o registo fotográfico contemporâneo, criar uma base de imagem que suporte um catálogo WEB de património arquitectónico e constituir um banco de imagens de elevada qualidade para divulgação da Região do Douro em diferentes suportes.

Os melhores trabalhos a concurso e objecto de pré-selecção serão divulgados nos meios de comunicação do Museu do Douro (página web e redes sociais) e está prevista a realização de uma exposição de fotografia itinerante com os trabalhos seleccionados pelo Júri do concurso, até ao máximo de 40 imagens. Serão ainda atribuídos prémios monetários às três melhores participações.

O Júri do Concurso é constituído por Fernando Seara (director do Museu do Douro), Maria Clara Maia (representante da EDPP), Bernardino Castro (director do Centro Português de Fotografia), José Manuel Pedreirinho (presidente da Ordem dos Arquitectos), José Paiva (director da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto – FBAUP) e Pedro Leão Neto (director da ACC e docente/investigador na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto – FAUP).

A inscrição para a participação no concurso deve ser realizada através do preenchimento do formulário disponível na página de web do Museu do Douro. As candidaturas estão abertas até 4 de Novembro de 2018.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *