Inteligência artificial e realidade aumentada entre os projectos do Proptech Challenge da CBRE

Por a 12 de Outubro de 2018

O Proptech Challenge, competição europeia da CBRE que procura projectos que possam delinear o futuro do sector imobiliário, tem impulsionado talentos de todo o mundo a submeter as suas candidaturas. Com a transformação digital a assumir cada vez mais um papel de destaque no sector imobiliário, a CBRE está a investir na procura de soluções únicas, que possam trazer valor acrescentado ao mercado. As candidaturas continuam a decorrer até ao dia 31 de Outubro.

Até ao momento, os projectos submetidos tanto para Prémio Ideia Disruptiva, como para Prémio Startup, apresentam avanços tecnológicos nas áreas da inteligência artificial, realidade virtual e aumentada e da Internet das Coisas, entre outros.

Os projectos vão ser avaliados por um painel internacional de júris, onde se incluem quatro portugueses, e vão permitir aos candidatos vencedores desenvolver as suas ideias em conjunto com a CBRE, contando com o know-how e orientação da equipa.

Pedro Rocha Vieira, CEO da Beta-i e júri internacional do Proptech Challenge, acredita que “iniciativas como o Proptech Challenge são cada vez mais relevantes, numa altura em que a economia tradicional está pressionada para encontrar novos modelos de negócios, e integrar tecnologias emergentes, que estão cada vez mais maduras. Sectores como o imobiliário podem tirar grande partido destes avanços, mas para isso é necessário que as empresas incumbistes  que dominam o mercado actual, decidam investir neste novo paradigma, e no seu próprio futuro, de forma a não serem surpreendidas por ele. É bom ver que a  CBRE está activa também neste campo, e por isso é com todo o prazer que a Beta-i se associa a esta iniciativa”.

Para Ricardo Luz, Partner da Gestluz Consultores e júri internacional do Proptech Challenge, “A inovação tecnológica que vem provocando mudanças significativas, quando não mesmo disrupções, nos modelos de negócio e nas empresas de todos os sectores de actividade, é hoje uma realidade também no sector imobiliário. O Proptech Challenge, competição europeia da CBRE, é um dos mais importantes veículos de promoção de pessoas talentosas e empresas inovadoras com ideias e projectos que visem transformar o sector imobiliário, melhorando a sua competitividade e sustentabilidade, e no final, contribuir para a melhoria dos territórios e da vida das populações que os habitam, visitam e neles trabalham.”

Recorde-se que este é o segundo ano que a CBRE promove o Proptech Challenge, tendo decidido alargar a competição a Portugal, Reino Unido e Alemanha. Durante a primeira edição realizada apenas em Espanha, a competição recebeu mais de 80 projectos de inovação, 220 participantes e um garantiu um total de 25 mil euros em prémios monetários.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *