Porto aponta soluções urbanas

Por a 12 de Outubro de 2018

As cidades do Porto e de Pereira (Colômbia) apresentaram na Semana Europeia das Regiões, que terminou esta sexta-feira em Bruxelas, o trabalho desenvolvido em parceria para conseguir um plano de acção conjunto com soluções inovadoras para o desenvolvimento urbano.

Coordenado pela Associação Porto Digital, o trabalho enquadra-se no Programa Internacional de Cooperação Urbana da Comissão Europeia (IUC) que visa habilitar cidades em diferentes regiões do globo a conectarem-se e a partilharem soluções para problemas comuns.

O IUC faz parte de uma estratégia de longo prazo da União Europeia, cujo objectivo é fomentar o desenvolvimento urbano sustentável em cooperação, tanto com os sectores público e privado quanto com grupos comunitários e cidadãos.

O Programa de Acção conjunto apresentado na Semana Europeia das Regiões, que levou a Bruxelas mais de 6 000 participantes, será desenvolvido em articulação com os acordos internacionais sobre desenvolvimento urbano e mudanças climáticas, como a Agenda Urbana, Objectivos de Desenvolvimento Sustentável ou o Acordo de Paris.

Áreas como a participação cívica, mobilidade, sustentabilidade e desenvolvimento económico são algumas das prioridades identificadas pelas duas cidades para desenvolvimento de estratégias de actuação, sendo que o plano levado a Bruxelas poderá também constituir um instrumento relevante no desenvolvimento de linhas de financiamento futuras de cooperação transeuropeia.

Refira-se que, no âmbito desta parceria, o Porto recebeu em maio passado uma comitiva de Pereira e La Virginia, para discutir oportunidades de projectos em conjunto, fomentar parcerias transatlânticas e testar novas soluções, estratégias e metodologias implementadas nas duas cidades.

No início de Outubro, foi a vez de uma delegação do Porto se deslocar à Colômbia, levando elementos do Município e da Associação Porto Digital, bem como representantes de três startups do Porto que têm participado em acções desenvolvidas no contexto da iniciativa ScaleUp Porto.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *