Fachadas Equitone presentes na reabilitação do Bairro do Sobreiro

Por a 7 de Novembro de 2018


O material de revestimento EQUITONE foi a solução de fachadas escolhida para aplicar na reabilitação dos edifícios que compõem o Bairro do Sobreiro, na cidade da Maia, no Grande Porto.

Construído no final dos anos 70 para dar resposta à necessidades crescentes de habitação, o bairro é actualmente o maior núcleo residencial do concelho e será agora alvo da maior intervenção de requalificação urbana da sua história.

Numa primeira fase os trabalhos de reabilitação vão incidir em 17 blocos residenciais, todos com quatro pisos acima do solo. Posteriormente, serão intervencionados outros 11 edifícios com as mesmas características, bem como quatro torres de 10 e 11 pisos situadas no núcleo central do bairro, cujas empreitadas terão início entre o final deste ano e durante o próximo ano.

No âmbito destas intervenções, os edifícios passarão a integrar revestimentos EQUITONE nas suas fachadas, uma solução que, por corresponder a um sistema de fachada ventilada, permitirá melhorar problemas de fundo do edificado a nível de instabilidade e fissuração das paredes exteriores. Garante também uma elevada durabilidade (a expectativa de vida de fachadas deste material é superior a 50 anos), além de não apresentar exigências significativas em termos de manutenção e de limpeza.

Distinguindo-se pelo seu aspecto de grande naturalidade, o revestimento a aplicar nos blocos tem uma cor em tons de cinzento e bege claro e, nas torres, prevê-se painéis em tons de creme e branco, conferindo, assim, uma imagem actual e renovada a este bairro actualmente bastante degradado. Gilberto Barbosa, gestor de mercado português do Grupo ETEX (Divisão de Fachadas), acrescenta que “as soluções EQUITONE apresentam um rácio custo-benefício muito interessante, pois permitem não só actuar em questões de curto-prazo, como acompanhar, de forma mais eficiente, o desgaste natural de um edifício ao longo da sua vida. E esta obra mostra que se trata de uma solução excelente também para a reabilitação, precisamente pela conjugação destes factores”.

A marca EQUITONE está integrada no grupo ETEX. Herdeira do inventor do fibrocimento, Ludwig Hatschek, esta holding industrial multinacional tem mais de um século de história e é líder mundial especializada no fabrico de materiais de fibrocimento, contando com 116 unidades repartidas por 44 países nos cinco continentes e empregando mais de 17 mil trabalhadores.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *