Portugal cresce 35% na actividade de investimento no 1º S de 2018

Por a 8 de Novembro de 2018

Segundo a consultora imobiliária internacional SAVILLS, durante o primeiro semestre do ano, o volume total de investimento na Europa ultrapassou os 97 mil milhões de euros. Embora esteja 5% abaixo do volume de negócios em igual período de 2017, mantém-se 42% acima da média dos últimos 10 anos. A Holanda e a Polónia assumiram especial destaque, tendo registado um crescimento anual de 176% e 100% na actividade de investimento respectivamente, seguidas pela Irlanda (94%) e Portugal (35%).

A participação nos principais mercados permanece inalterada, representando ainda 65% do volume total. Embora os volumes de investimento do primeiro semestre de 2018 estejam ligeiramente abaixo relativamente a 2017 no Reino Unido (-9%) e na Alemanha (-7%), na França aumentaram 27% comparativamente com o primeiro semestre de 2017 devido às eleições presidenciais. Os desenvolvimentos urbanos a nível de infraestruturas necessários para o projecto Grand Paris e para os Jogos Olímpicos de 2024, assim como um panorama político mais favorável, são sinais positivos que estão a atrair investidores para França, mais particularmente para a região de Paris.

A procura de investimentos no sector de escritórios mantém-se alta, alicerçada por fortes indicadores: as taxas de disponibilidade de escritórios mantêm-se extremamente baixas em todas as principais cidades europeias e o volume de actividade nos sectores de investimento de solo ainda é insuficiente para corresponder à actual procura.

A Europa ainda atrai capital estrangeiro, o qual correspondeu a metade do volume total, mantendo-se em linha com a média dos últimos 5 anos. No entanto, o investimento de origem estrangeira durante o primeiro semestre deste ano proveio principalmente de países europeus, enquanto os investimentos americanos e asiáticos na Europa diminuíram em relação ao ano transacto

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *