Ricardo Oliveira Alves Architectural Photography – fotografia de arquitetura
EU SEI QUE VOU-TE AMAR | VITOR ALMEIDA | LH | RICARDO OLIVEIRA ALVES
“Uma ponte entre as culturas de design portuguesa e brasileira”
A ESQVTA luxury housing é a nova aposta do gabinete de arquitectura e design de mobiliário de Vitor Almeida – ESQVTA -, e promete fazer a ponte entre o Brasil e Portugal
CONSTRUIR
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Após 15 anos de actividade, o gabinete de arquitectura e design de mobiliário de Vitor Almeida, ESQVTA, deu início a um novo ramo de negócio associado à casa mãe: a ESQVTA luxury housing.
A aposta que tem como objectivo a abertura de unidades de habitação de luxo destinadas a short rental, nasce da identificação de uma oportunidade de negócio ao nível da reabilitação urbana na cidade do Porto, mas não só. “Permite também acrescentar espaço de exposição ao showroom inaugurado em 2017”, explica ao CONSTRUIR Vitor Almeida.
Como premissa, o projecto ESQVTA luxury housing tem a de estar sempre localizado em edifícios históricos de valor, traça arquitectónica e de localização privilegiada. O volume i desta nova aposta do gabinete “deixa acessível ao público, nacional e internacional, a experimentação e uso do lifestyle ESQVTA, desenvolvido durante 15 anos e até agora destinado aos clientes privados da marca”, sublinha o mesmo responsável.
Segundo Vitor Almeida, “os pilares da marca mãe mantém-se neste novo projecto: mobiliário, iluminação e objectos de produção manual com mão-de-obra 100% nacional. As obras de arte continuam a marcar presença pelas mãos de Alexandre Conefrey, Hugo Amorim, Thierry Simões ou Elisa Pône”.
Traça portuense e traço nipónico
De forma a alcançar um espaço diferenciador no volume i, Vitor Almeida convidou o escritório de arquitectura brasileiro YAMAGATA ARQUITETURA, para intervir em parceria no projecto. Nesse sentido, explica, a criação da ambientação final, fez-se a quatro mãos, entre Vitor Almeida e os sócios da YA. “O ADN deste escritório é elemento marcante e estruturador neste novo espaço: referências nipónicas (origem de uma das sócias da YA), minimalismo e funcionalidade, sucessões cromáticas de tom sobre tom ou a inclusão de clássicos do design, como por exemplo dos candeeiros de AKARI de Isamu Noguchi”, explica Vitor Almeida.
Neste volume i, garante, “nada foi deixado ao acaso a quem usufruiu destes novos apartamentos, estando disponíveis, os aromas que definem a marca, as roupas de cama personalizadas ou as playlists que fazem a banda sonora do espaço mãe”.
Ao CONSTRUIR, Vitor Almeida assegurou que está já em preparação o volume ii, “que irá fortalecer a ponte que se começou a construir: uma ponte entre as culturas de design portuguesa e brasileira”. Para já, pode-se dizer que se adivinha uma nova colaboração.
Os alvos serão os amantes de design e arquitectura”
Em entrevista ao CONSTRUIR, Vitor Almeida falou sobre a nova aposta do gabinete de arquitectura e design
Este é um projecto que, mais do que um serviço de short rental, pretende proporcionar uma experiência de lifestyle. Quem é o público alvo?
Vitor Almeida: Diria que o primeiro público alvo da ESQVTA_LH será o público da marca ESQVTA. Os que a conhecem e que querem experimentar aquilo que, até agora, era apenas acessível aos clientes da marca. De forma mais abrangente, os alvos serão os amantes de design e arquitectura, as mentes criativas, os que cultivam uma estética cuidada.
Os pilares da marca mãe mantém-se no novo espaço que por sua vez, foi desenhado por um gabinete de arquitectura de influências nipónicas, num edifício histórico da cidade do Porto. Como é que se liga tudo isto?
A ligação é feita no resultado final do ESQVTA luxury housing [vol i]. Mas explico e corrijo.
O projecto não foi desenhado pela Yamagata Arquitetura, a intervenção deste escritório foi de co-autoria de projecto. Esta partição garante a manutenção das linhas mestras do trabalho da ESQVTA ao mesmo tempo que abre portas para novas perspectivas do viver – esse foi um objectivo claro, criar uma nova janela, com novas leituras e novas perspectivas sobre o habitar num universo já saturado no Porto (o universo de short rental).
Por outro lado, o tratar-se de um edifício histórico e no Porto, nada impede que as linguagens de intervenção passem por influências nipónicas ou de qualquer outro tipo. No caso especifico, a linguagem associada não muda a essência do espaço. Intervém dotando o espaço do necessário à função. Mais do que transformar, adapta-o.
Porquê a escolha do atelier YAMAGATA ARQUITECTURA?
O escritório Yamagata Arquitetura foi a minha porta de entrada na cultura Brasileira do habitar. E este foi o primeiro ponto: a ligação afestiva e emocional.
O trabalho da YA traduz uma leitura muito própria do conceito do habitar, voltada para o essencial mas sem descurar todos os aspectos relacionados com a funcionalidade e conforto.
As linhas mestras essenciais de ambos os escritórios (YA e ESQVTA) assentam sobre as mesmas premissas, ainda que com métodos de trabalho e resultados distintos. Foi esta fusão que se quis testar. O resultado foi um produto final coeso e distinto.
Está já em preparação o “volume ii” deste projecto, o que se pode antecipar?
O [vol ii] localizar-se-á num outro edifício histórico da baixa do Porto, mas desta vez em colaboração com um outro escritório de arquitectura, também brasileiro – que irá fortalecer a ponte que se começou a construir: uma ponte entre as culturas de design portuguesa e brasileira.
O Porto será a localização de excepção ou haverá a possibilidade de ir para outras localizações?
O espectro geográfico não está fechado ou definido, sendo que o carácter cosmopolita das intervenções – e das linguagens utilizadas – apontará sempre para as principais cidades Portuguesas.
Por onde passa o futuro deste novo projecto?
O futuro deste projecto passa pela expansão e crescimento do conceito. Diria que pela criação de uma “biblioteca de volumes” que cruzam as culturas portuguesa e brasileira (a associação da ESQVTA a alguns dos escritórios de arquitetura brasileira).
Neste momento, e em paralelo, trabalhamos no desenvolvimento de um serviço de concierge exclusivo associado às unidades de habitação de forma a satisfazer os desejos mais exclusivos dos nossos hóspedes.