FAUP apoia “mesa-redonda” dedicada à “fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público”

Por a 6 de Dezembro de 2018


A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) apoia os Laboratórios de Inovação em Media da Universidade do Porto MIL-UP, e a scopio Editions, na realização do 2º Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação, sob o tema “Visual Spaces of Change: a fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público”.
O encontro está agendado para o próximo dia 12 de Dezembro, quarta-feira, entre as 9h30 e as 18h, nas instalações do MIL – Media Innovation Labs (Praça Coronel Pacheco, 15 – Porto).
O 2º Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação está inserido no projecto de investigação “VSC – Visual Spaces of Change” referência POCI-01-0145-FEDER-030605, financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI).
A série de conferências AAI pretende constituir um espaço de Debate e Reflexão sobre Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação. O objectivo específico desta segunda série é o de criar um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em volta de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana. Isto implica, entre outras coisas, o desenvolvimento de uma abordagem multidisciplinar capaz de combinar diversos métodos de representação visual – com especial incidência na fotografia documental e artística em suportes analógicos e digitais – com outros instrumentos de investigação qualitativa e quantitativa aplicados à análise de redes urbanas.
A estrutura deste evento, que terá a duração de um dia inclui diversas apresentações em volta de duas mesas redondas de discussão sobre as temáticas de interesse do projecto VSC. Será material de apresentação ou base de discussão qualquer estudo e / ou projectos dos investigadores que estes considerem de interesse para o projecto VSC. Os moderadores das mesas redondas deverão, seguindo a linha das temáticas do evento – Visual Spaces of Change (VSC): the use of Image and Photography for reflecting on public space transformation – trabalhar diversas questões inerentes ao projecto VSC, muitas delas oriundas das apresentações que serão efectuadas na mesa redonda, assumindo um papel significativo para o envolvimento dos participantes no grupo de discussão.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *