“Urbanidades” discutidas na Casa da Arquitectura

Por a 7 de Dezembro de 2018


A Casa da Arquitectura recebe este sábado, 8 de Dezembro, a partir das 18h, um painel luso-brasileiro composto por várias personalidades ligadas às problemáticas do urbanismo e das cidades dos dois lados do Atlântico.
Integrado no programa paralelo da Exposição “Infinito Vão – 90 Anos de Arquitectura Brasileira”, patente na Casa da Arquitectura até 28 de Abril de 2019, o debate “Urbanidades” pretende promover um diálogo sobre os desafios e as estratégias para o desenvolvimento das cidades contemporâneas de diversas escalas, com um grupo de arquitectos ligados à arquitectura e à gestão urbana, urbana, estabelecendo paralelismos e confrontando experiências entre a realidade portuguesa e a brasileira.
Os convidados são os brasileiros Fernando de Mello Franco, ex-Secretário de Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo; Mauro Munhoz, fundador da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty e Sergio Magalhães, actual presidente do Comitê Organizador do 27º Congresso Mundial de Arquitectos UIA 2020 RIO, a que se juntam o vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Salgado e o vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, Pedro Baganha.
Já no próximo Domingo, o destaque vai para um encontro literário. O escritor Gonçalo M. Tavares é um dos convidados da iniciativa “Entre Casas”, que vai decorrer na Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, a partir das 18h.
É na interseção da literatura com o território que se situa o Encontro Literário que reúne o poeta e romancista Gonçalo M. Tavares aos brasileiros Agnaldo Farias, professor de Arquitectura da Universidade de São Paulo e ao poeta Eucanaã Ferraz, professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro e consultor de literatura do Instituto Moreira Salles.
Esta iniciativa pretende explorar as pontes entre a literatura e a arquitectura, viajando entre o património edificado e o património documental.
Este evento decorre no âmbito do Programa Paralelo da Exposição “Infinito Vão – 90 Anos de Arquitectura Brasileira” patente na Casa da Arquitectura até 28 de Abril de 2019.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *