Projecto de investigação ESCOLAS apresentado na FAUP

Por a 8 de Janeiro de 2019

A conferência “Entre a razão programática e a clareza da forma”, que será apresentada pelo arquitecto e professor da FAUP Carlos Prata, inaugura um Ciclo de Conferências sobre projectos e obras, protagonizadas pelos seus autores, e constitui o primeiro momento de apresentação pública do projecto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação.
A sessão acontece esta quarta-feira, dia 9 de Janeiro, às 15h00, no Auditório Fernando Távora – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e vai contar com a participação do director da FAUP, João Pedro Xavier e André Santos. O conferencista será apresentado pela professora Raquel Paulino.

O Ciclo de Conferências prossegue com os arquitectos Carlos Guimarães a 20 de Fevereiro, Rui Mealha a 13 de Março, Ricardo Bak Gordon a 10 de Abril, Nuno Lacerda Lopes no dia 15 de Maio, Nuno Sampaio a 5 de Junho e André Santos a 26 de Junho de 2019. Todas as conferências, de entrada livre, decorrem às 15h00, no Auditório Fernando Távora da FAUP.

Com coordenação de André Santos (HPTDeE/AdC), e colaboração de Ana Costa e Silva (AdC), Luís Viegas (DiPDArq/MDT) e Rui Américo Cardoso(DiPDArq/MDT), o projecto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação, desenvolvido pela FAUP através do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU), tem como ponto de partida a transformação arquitectónica dos edifícios escolares intervenccionados ao abrigo do programa da Parque Escolar, E.P.E., e incide sobre 76 escolas localizadas na zona norte do país.

O projecto conta com a parceria estratégica da Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura, que acolherá o Ciclo de Conversas previsto para os meses de Outubro de 2019 a Janeiro de 2020, e com o apoio institucional da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte. O desenvolvimento de parcerias com instituições congéneres vai contribuir para a promoção das actividades junto de um público mais alargado e diversificado.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *