Sistema de Mobilidade do Mondego aprovado em Conselho de Ministros
Este investimento, de valor global de 85 M€, será realizado com recurso a fundos europeus ao abrigo da Reprogramação do Portugal 2020, aprovada pela Comissão Europeia em Dezembro de 2018
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O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, a implementação do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), um sistema de transportes públicos que ligará a cidade de Coimbra ao concelho da Lousã, passando pelo município de Miranda do Corvo.
O SMM, a ser desenvolvido pela Infraestruturas de Portugal no troço do antigo ramal da Lousã e estendendo-se pela malha urbana de Coimbra, assentará numa solução de MetroBus Eléctrico, “a qual constitui uma opção sólida em termos de infraestrutura, moderna ao nível tecnológico e viável do ponto de vista económico-financeiro”.
Este investimento, de valor global de 85 M€, será realizado com recurso a fundos europeus ao abrigo da Reprogramação do Portugal 2020, aprovada pela Comissão Europeia em Dezembro de 2018.
Fonte do Governo assegura que o concurso para as obras no antigo Ramal da Lousã será apresentado na próxima segunda-feira e à autorização de despesa de 85 milhões de euros para o SMM acresce 15 milhões de euros para intervir na estação ferroviária de Coimbra-B e 20 milhões de euros para o material circulante. A empreitada “entrará pelo ano de 2020 fora”, para que o sistema começa a entrar em funcionamento em 2021, “ainda que de modo faseado”.
O sistema de autocarros eléctricos vem assim substituir a automotora do Ramal de Lousã, que deixou de circular em 2010, para que os carris fossem levantados e ali instalado uma metropolitano ligeiro de superfície. Tal nunca veio a acontecer. A empreitada foi suspensa por motivos financeiros, sendo que os utentes do Ramal da Lousã têm vindo a ser transportados por autocarros que ligam os municípios de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã.
A solução apresentada por Pedro Marques, em Junho de 2017, para repor a circulação no canal rejeitou assim tanto o metropolitano de superfície como a reposição dos carris e electrificação da linha para a circulação de comboios. O percurso do SMM prevê um trecho urbano e outro suburbano. Na cidade, o metrobus liga o Alto de S. João a Coimbra-B e a Baixa da cidade aos Hospitais da Universidade de Coimbra, circulando em via dupla, com canal dedicado “em alguns trechos” e com prioridade em todos os cruzamentos principais.