Equipamento da innovair 24 permite medir o ar interior em tempo real

Por a 6 de Fevereiro de 2019


A innovair24 surge da necessidade de monitorizar em modo continuo a qualidade do ar que respiramos, num planeta cada vez mais poluído e com um ar cada vez mais saturado, especialmente em espaços interiores.

O equipamento recolhe e analisa a qualidade do ar que respiramos e dá recomendações a implementar no sentido da prevenção e manutenção da qualidade do ar.

A investigação para o desenvolvimento deste equipamento começou em 2012, na sequência de um protocolo estabelecido com o Instituto Politécnico de Leiria, que, em conjunto com a equipa de engenheiros e técnicos da innovair24, criou um sistema sensorial que permite medir a qualidade do ar em dez parâmetros que avaliam a complexidade do ambiente onde nos movemos.

Para Luís Rente, engenheiro da innovair24 este é “um projecto ambicioso e inovador que irá revolucionar a forma como avaliamos a qualidade do ar que respiramos em espaços comuns de grande circulação ou áreas mais restritas. O nosso objectivo é fomentar uma consciencialização a nível dos benefícios para a saúde pública por um lado, e por outro, a consciencialização de como a qualidade do ar induz, por exemplo, o aumento e a produtividade em ambiente empresarial.”

Este equipamento já patenteado em Portugal pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial, pode ser contratado em regime de aluguer para monitorizar 24h sob 24h a qualidade do ar interior.  Todas as análises são efectuadas em tempo real e acompanhadas pelo cliente num site desenvolvido para o efeito.

Nesta primeira fase o equipamento innovair24 já foi testado na Agência Portuguesa do Ambiente. A empresa pretende continuar a desenvolver parcerias no sentido de alertar para importância da qualidade do ar e ajudar a criar condições ideais para manter um ambiente saudável.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *